NOTA DE PESAR

 

 2021 03 17 jose teixeira

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de nosso companheiro de lutas, José Teixeira. Membro da Coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte – SINTE/RN e do Conselho Fiscal da CNTE, Zé Teixeira foi militante aguerrido do movimento sindical e do Partido dos Trabalhadores.

A morte, que há um ano era uma notícia inesperada, com a pandemia surge a qualquer momento, destroça nossos sentimentos e leva nossos/as entes queridos/as. A finitude de uma existência como a de Zé Teixeira nos deixa mais vulneráveis. Em nossa mente vem seu trabalho incansável pela construção de um país melhor, que se materializava desde a parceria para carregar caixas para uma reunião e distribuir materiais, passava pelos debates sobre temas relevantes para nossas instituições, pelos discursos em cima de caminhões de som, chegando à disponibilidade em candidatar-se ao cargo de prefeito em João Câmara-RN. Tudo pela causa em que acreditava: um país justo e igualitário.

A dor que sentimos é demasiado forte, dura de aceitar. Traz lembranças da presença de Zé Teixeira nas reuniões do Conselho de Entidades da CNTE, com sua energia e disposição para o debate que contribuía com a definição de nossas ações.

O luto nos remete, mais uma vez, à justeza da luta de Zé Teixeira contra um governo genocida, que desconsidera políticas públicas e sanitárias de saúde para o combate à COVID-19. Essa mesma dor nos fortalece, nos tornar resistentes e nos dá coragem para continuar na luta. A lembrança de que Zé Teixeira está entre as quase 300 mil pessoas que tiveram suas vidas ceifadas pela irresponsabilidade de um governo que prima pelo extermínio da população brasileira nos afeta sobremaneira. E nos encoraja na firmeza de nosso propósito de acabar com a necropolítica instalada neste país. Esse ciclo perverso da vida não permitirá que esqueçamos nossa luta para transformar a realidade cruel deste momento.

Infelizmente a COVID nos leva uma pessoa especial. Ficam as lembranças, a coragem, a alegria e a disposição de luta de nosso companheiro Zé Teixeira.

Nossa solidariedade à família e aos/às companheiros/as do SINTE/RN e do PT/RN.

Zé Teixeira, presente!

Brasília, 17 de março de 2021
Direção Executiva