A luta por uma sociedade justa e igualitária, com uma educação pública e de qualidade socialmente referenciada, perdeu no dia d...
Publicado: 20 Setembro, 2023 - 09h51
Escrito por: CNTE

O revolucionário já nos dizia que “lutam melhor quem têm belos sonhos”. E essa deve ser, sem dúvida, a inscrição que marcou a vida de Marco Tulio Paolino. Professor de História nas redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro, além de destacado dirigente sindical do SEPE-RJ, onde exercia o cargo de secretário de saúde e de direitos humanos, Marco encarnou em toda a sua vida a frase de Che Guevara. Por seus mais lindos sonhos, nunca se omitiu dos mais belos e legítimos combates.
No dia de ontem, a sensação de desolação que atingiu a família e seus/as companheiros/as de luta com a notícia de seu falecimento aos 57 anos foi como uma bomba sob nossas cabeças. Seus tantos anos de luta e engajamento por um mundo mais justo e uma educação de qualidade para os/as trabalhadores/as e para toda a sociedade deixarão, é certo, daqui pra frente, o mundo um pouco pior com a falta de seu entusiasmo. A sua militância desde o movimento estudantil nos dava a certeza de que ainda contaríamos por muito e muitos anos com suas contribuições e fervor nas lutas sociais que sempre encampou na vida.
O que nos resta agora, à família e aos seus/uas companheiros/as de vida e de luta, é o seu exemplo como militante. Que continue a nos inspirar, agora, com a sua memória como sempre nos inspirou em vida!
Os/as educadores/as de todo o Brasil, consternados/as com essa notícia, se agarram à esperança de que o seu bom exemplo de militante que sempre foi seja agora fermento para mais e mais luta por justiça e igualdade nesse mundo tão desigual. Estendemos nossas mãos a toda sua família, em especial às suas duas filhas e à companheira Izabel Costa, testemunha maior de sua luta por uma educação pública e emancipadora, bem como ao conjunto dos/as trabalhadores/as e militantes do Rio de Janeiro que, de perto, sempre puderam presenciar o comprometimento de Marco Tulio por um mundo com mais justiça.
Marco Tulio, presente!
Marco Tulio, presente!
Brasília, 20 de setembro de 2023
Direção Executiva da CNTE