TRABALHO DOCENTE


2019 09 26 redestrado cnte

As atividades do X Encontro RedEstrado foram iniciadas na última quinta-feira (19), durante a manhã, com o Setembro com Paulo Freire, ato promovido pela Cátedra Paulo Freire, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sintepe, Centro Paulo Freire, Centro de Educação da UFPE, e contou com o apoio da Adufepe (Associação dos Docentes da UFPE), na data em que o educador recifense faria 98 anos. Após o início da homenagem ao educador, houve a abertura da III Jornada Latino-americana em defesa da educação pública, laica, gratuita e emancipatória, cuja a realização contou com apoio da RedEstrado e Internacional da Educação para América Latina (IEAL).

Durante os dias do evento foram promovidas diversas atividades acadêmicas, entre elas, oito eixos de debates e apresentação de 225 trabalhos, desses, 197 foram aprovados e serão publicados no site do evento. Ao todo, houveram 385 inscritos mas apenas 275 compareceram, portanto, estudantes e docentes que não se inscreveram previamente puderam participar. 

O Setembro com Paulo Freire e a III Jornada Latino-americana em defesa da educação integraram a programação do encontro RedEstrado. Desta forma, além de homenagear o patrono da educação brasileira Paulo Freire, a ocasião serviu para defender a integridade da universidade e educação pública, reforçando a relevância da atenção quanto ao acolhimento e propagação de pensamentos democráticos visando o maior alcance de uma educação laica e libertadora.

A cerimônia de encerramento do X Encontro RedEstrado Brasil aconteceu no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, no dia 21 de setembro, e teve como tema tema central "A Autonomia do Docente: caminhos para sua organização político-pedagógica". A 'Autonomia do trabalho docente e a globalização ultra-conservadora' foi o tema da conferência de fechamento do X encontro. A conferência foi ministrada por Susan Robertson (University of Cambridge) e Macio Pochmann (Unicamp).

Acesse os vídeos do evento nos links a seguir: 

>> ABERTURA

>> SETEMBRO COM PAULO FREIRE

>> PAINEL GILMAR FERREIRA

>> PAINEL HELENO ARAÚJO

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS: