NOVO FUNDEB

WhatsApp Image 2019 11 12 at 15.57.10

Um dos principais mecanismos de financiamento da educação pública brasileira está em risco: o Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - tem vigência assegurada até 31 de dezembro de 2020. Se não for renovado, quase metade das escolas públicas do país poderão fechar as portas!

Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convoca produtores de conteúdo de todo país para participarem da blogagem coletiva sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que pretende tornar o Fundeb permanente e com mais recursos da União.

Blogueiros, produtores de podcasts, canais de Youtube, sites, influencers e afins podem participar: basta publicar conteúdo na internet debatendo a necessidade deste novo Fundeb - permanente e com mais recursos - no seu município. Após a publicação, é só marcar com a hashtag #BlogagemColetivaNovoFundeb e enviar o link do material produzido para a CNTE. O prazo para participação vai de 12 a 26 de novembro de 2019. No dia 27, vamos fazer um balanço, publicando na página da CNTE (www.cnte.org.br) os links doa materiais produzidos . 

A CNTE está promovendo um grande debate em torno desta PEC 15/2015 com as entidades filiadas e a comunidade escolar. Na avaliação da CNTE, só uma população bem informada poderá pressionar deputados e senadores para a aprovação de uma PEC que de fato atenda a demanda por uma educação pública de qualidade. O Fundeb já provou ser um instrumento extraordinário para aumentar o número de matrículas nas escolas públicas. Mas os recursos ainda são insuficientes: precisamos incluir, com qualidade, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes que ainda estão fora da escola. Também é necessário  atender os quase 80 milhões de jovens e adultos acima de 18 anos de idade que não concluíram a educação básica e os mais de 13 milhões de adultos analfabetos no país. 

Acesse o material da CNTE sobre o Novo Fundeb - permanente e com mais recursos da União -  e colabore! Vamos juntos lutar pela educação pública de qualidade para todos e todas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS: