PATRONO DA EDUCAÇÃO

2021 09 17 lula paulo freire
Crédito: Memorial Virtual Paulo Freire

O Centenário de Paulo Freire será comemorado em um evento virtual no formato live transmitido pelo YouTube da CNTE, neste domingo (19), dia em que o educador celebraria o aniversário de 100 anos. A programação se estende até segunda-feira (20). A live será composta de ato político, pedagógico e cultural, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quatro ex-ministros da Educação do Brasil (Cristovam Buarque, Tarso Genro, Aloizio Mercadante, Renato Janine Ribeiro) e do atual ministro da Educação da Bolívia, Prof. Adrián R. Quelca Tarqui. Todos participarão do domingo, 19.

O ex-presidente Lula considera Paulo Freire um símbolo de resistência do Brasil na luta pela educação de qualidade para todos. “Paulo Freire é um personagem sem precedentes. Dizem que a cada século nasce um gênio em uma nação. Não sei se nascerão mais, mas Paulo Freire é o nosso. Eu tive o prazer e a honra de conviver com ele e comemorar seu centenário é comemorar sua história e legado”, destaca Lula.

A programação cultural conta com a presença de grandes artistas como Alceu Valença, Silvério Pessoa, Mariane Bigio e outros. Participarão, também de forma virtual, escritores como Mário Sérgio Cortella, Frei Betto e Leonardo Boff.

No dia 20 de setembro, educadores e lideranças sindicais de mais de 12 países debatem o legado de Paulo Freire, vozes do Continente Americano, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano.

O Evento é promovido pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação).

>> CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

A live pode ser acompanhada pelos dois links a seguir.

Dia 19 de setembro de 2021, a partir das 14h

Dia 20 de setembro de 2021, a partir das 9h