MENU

22 de março: veja os locais de mobilização em defesa da aplicação do reajuste do piso nas carreiras da educação

A CNTE também estará mobilizada nas redes sociais

Publicado: 21 Março, 2023 - 18h33

Escrito por: CNTE

notice

Nesta quarta, 22 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vai promover, em conjunto com sindicatos filiados, o Dia Nacional em Defesa da Aplicação do Piso nas Carreiras dos/as Trabalhadores/as em Educação. A mobilização será realizada nas ruas e nas redes sociais e vai reivindicar, além do cumprimento da lei do Piso do Magistério, que o governo federal encaminhe a regulamentação da lei de diretrizes e carreira para valorizar funcionários/as, professores/as e todos que fazem a escola funcionar.

Apesar de garantido em lei desde 2008, o piso ainda não é cumprido por todos os estados e municípios. Além disso, o reajuste anual garantido aos educadores e educadoras não se estende a todos os trabalhadores e trabalhadoras devido a medidas que ainda não foram adotadas pela União.

A Emenda Constitucional 53, que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2007, aponta que o piso é para todos os profissionais. Dois anos após essa medida ser implementada, a Lei 12.014 incluiu todos os funcionários das escolas, como diretores e agentes escolares, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Segundo o presidente da CNTE, Heleno Araújo, há brecha legal sobre esse reconhecimento que é usado pelos governos para tratar quem não é educador de maneira diferente. Ele destaca que a meta 17 da Lei do Plano nacional de Educação indicava que em 2020, a média salarial do professor deveria ser equiparada à média salarial dos demais profissionais com a mesma formação. Mas os valores seguem 70% menores em relação a outras carreiras. 

>> Saiba mais - CNTE convoca para dia 22 de março Dia Nacional de Lutas

Nas redes sociais a CNTE vai demarcar os atos com com a tag #PisoNasCarreirasDaEducação, a partir das 10h no Twitter. A tag também será usada no Instagram e no Facebook ao longo do dia para divulgar as manifestações que serão realizadas nas ruas de todo país.

Veja a seguir os locais dos atos confirmados

ALAGOAS
Maceió - CEPA, na Avenida Fernandes Lima, a partir das 7h. A mobilização será na principal via de Maceió no horário de pico do trânsito, com faixas e bandeiras sobre o tema.

AMAPÁ
Macapá - Praça da Bandeira, 9h

BAHIA
Salvador - Praça da Piedade, 9h

CEARÁ
Fortaleza - Assembleia Legislativa do Ceará e Credes, 9h

ESPÍRITO SANTO
Vitória - Debate Público na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, 16h

GOIÁS
Em Goiânia o ato será realizado no dia 24/03 - Cepal do Setor Sul - 9h

PARANÁ
Curitiba - Boca Maldita - 10h

PERNAMBUCO
Recife - Em frente à ALEPE - 13h
Cabo de Santo Agostinho - Igreja Católica de Pontezinha - 8h

PIAUÍ
Teresina - Seduc - 8h30

RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro - Largo do Machado - 14h - seguida de passeata ao Palácio Guanabara

RIO GRANDE DO NORTE
O SINTE/RN vai transmitir uma LIVE sobre o tema - veja no canal do sindicato no Youtube: youtube.com/extraclassewebtv - a partir das 15h

RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre - Em frente ao Palácio Piratini - 9h

SANTA CATARINA
O Sinte/SC vai realizar mobilizações nas escolas.

SÃO PAULO
São Paulo - Masp - 17h

SERGIPE
Aracaju - Em frente à sede do Sindipema - a partir das 7h
Aracaju - Em frente ao Palácio dos Despachos - 8h

>> Baixe os cards dos sindicatos no Facebook da CNTE

2023 03 22 dia mobiliza 032023 03 22 dia mobiliza 0311Veja a seguir os cards da mobilização para divulgação nas redes sociais



2023 03 22 dia mobiliza 022023 03 22 dia mobiliza 02

2023 03 22 dia mobiliza 042023 03 22 dia mobiliza 04