Retratos da Escola abre chamada pública para dossiê temático
Os/as autores/as interessados/as em atender à chamada pública para o dossiê temático deverão submeter os artigos completos no sistema da revista até 20 de julho de 2023.
Publicado: 01 Junho, 2023 - 11h49
Escrito por: CNTE
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A terceira edição de 2023 da Retratos da Escola (volume 17, número 39) terá como tema os Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas sob organização das professoras Nilda Alves, Noale Toja e o professor Leonardo Rangel.
O presente dossiê se propõe a ressaltar as dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas presentes nos processos educativos cotidianos, apontando as articulações possíveis nos encontros que fazemos nas/das/com (as) redes educativas que formamos e nas quais nos formamos.
Entendendo que nos ‘espaçostempos’ das escolas ocorrem ações de resistência às políticas hegemônicas tanto como processos de criação pedagógica e de expressão das artes, propomos que se identifique, pense e narre como isso está nos modos de trabalho docente e de outros servidores escolares.
Assim, nesse dossiê, buscamos reunir narrativas relacionadas às experiências e encontros que nos levam a ‘fazersentirpensar’ as escolas pelas ações de seus ‘praticantespensantes’ – docentes, discentes, servidores diversos, responsáveis pelos estudantes, comunidades locais, movimentos sociais etc – articulando redes heterogêneas e dinâmicas de sentidos, movimentando sons, imagens, cheiros, falas, toques, gestos, gostos, sabores etc.
CHAMADA PÚBLICA PARA TEXTOS COMPLETOS
O dossiê Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas buscará publicar, especialmente, textos que conversem com os seguintes temas: i) movimentos éticos nas/das/com (as) redes educativas articuladas nas escolas; ii) diversos modos de criações estéticas nas escolas; iii) a presença de políticas hegemônicas nas escolas e a criação de processos de resistência a elas; iv) experiências de formação de coletivos existentes nos cotidianos das escolas; v) identificação de processos de articulação entre movimentos sociais e ações estéticas e políticas nas escolas.
Aos/às interessados/as no Dossiê
Os/as autores/as interessados/as em atender à chamada pública para o dossiê temático deverão submeter os artigos completos no sistema da revista até 20 de julho de 2023. As inscrições podem ser feitas por meio desse link.
Quando submetidos, os artigos completos deverão atender às diretrizes para autores/as, disponíveis na página da revista. Os artigos submetidos ao dossiê devem ser originais e inéditos.
Cronograma da chamada para o Dossiê
20/07/2023: data final para envio do artigo
21/07/2023 – 31/09/2023: apreciação dos artigos pelos pares
01/10/2023 – 10/12/2023: revisão e editoração
Dezembro/2023: publicação da edição