Sugestões de Atividades

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER » Mostrar o vídeo Tea Consent (Consentimento é simples como chá - legendado): aos alunos a partir de 15 anos e depois debater com eles como colocar em prática. Explicar que relações saudáveis e seguras começam quando as duas pessoas estão de acordo sobre cada passo do
relacionamento. » https://bit.ly/1FmbnXe

QUILOMBOLAS » Propor aos alunos uma pesquisa sobre Aqualtune e Tereza de Benguela e estimular a produção de um quadro comparativo sobre semelhanças e diferenças entre as histórias dessas duas mulheres líderes de quilombos. Em paralelo, pedir para que eles pesquisem sobre os quilombos que existem atualmente. Após as pesquisas, os alunos escrevem uma carta para uma dessas lideranças contando sobre como são os quilombos hoje.

PREVENINDO ABUSO SEXUAL INFANTIL » Apresentar aos alunos do ensino fundamental o vídeo: “Prevenção ao abuso sexual infantil”. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre o que os estudantes pensam em relação aos riscos do contato com estranhos ou até mesmo familiares ou pessoas próximas. Mostrar o Estatuto da Criança e do Adolescente, descrevendo os direitos das crianças, e explicar que o abuso sexual infantil é um problema social grave, que precisa ser combatido. » https://bit.ly/2B4qV70

DIVERSIDADE » Pedir para os alunos trazerem fotos ou objetos que representem os membros de suas famílias. Fazer uma roda de conversa em que cada aluno apresenta esses objetos e conta sobre sua família. Explicar que cada família é de um jeito e que é importante respeitar todos os tipos de família.

FEMINISMO » Apresentar aos alunos do ensino médio a biografia da matemática Ada Lovelace e o legado dela para a computação. Pedir aos alunos que pesquisem mulheres brasileiras de destaque nas ciências na atualidade e estimular que eles entrem em contato com essas cientistas e façam entrevistas sobre o que elas estão produzindo.