Sugestões de leitura

HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS (Pólen Editorial, 2017) » Jarrid Arraes apresenta 15 biografias de mulheres negras que foram fundamentais para a construção do nosso país e da nossa história, entre elas Tereza de Benguela, Maria Firmina dos Reis e Aqualtune.

MADALENA, ALICE (Editora Nós, 2018) » Alice é a filha que cuida da mãe Madalena com doença de Alzheimer. Madalena é a mãe até então ativa e independente que se vê nas mãos da filha e idealiza um filho que foi cuidar da própria vida e não a incluiu. A autora Bia Barros retrata esse relacionamento entre mãe e filha que convivem com essa doença.

Séries

A AMIGA GENIAL (EUA/Itália, 2018) » A primeira temporada da série inspirada no livro “A amiga genial”, da Elena Ferrante, estreou no Brasil. O principal tema é a amizade entre duas meninas na Itália da segunda metade do século XX e o poder da educação para a emancipação das mulheres.

O CONTO DE AIA (EUA, 2017) » Série baseada no livro homônimo da escritora canadense Margaret Atwood. Offred é uma criada na casa do líder da República de Gilead, uma das últimas mulheres férteis, o que a leva ser utilizada como escrava sexual que irá repopular o planeta devastado.

Documentários

EXTERIORES - MULHERES BRASILEIRAS NA DIPLOMACIA (Brasil, 2018) - Documentário marca o centenário da presença de mulheres na carreira diplomática e resgata, entre outras histórias, a da jovem baiana que, em 1918, se tornou a primeira mulher diplomata brasileira. Direção: Ivana Diniz.

AS HIPER MULHERES (Brasil, 2012) » Registro sobre o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu, no Mato Grosso. Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro.

MISS REPRESENTATION (EUA, 2011) » “Falta de representação” é uma reflexão sobre como as mulheres são retratadas nos meios de comunicação e o poder da mídia para a construção das identidades de meninos e meninas. Direção: Jennifer Siebel Newson.

Filmes

ROMA (EUA/México, 2018, 135 minutos) » Inspirado na autobiografia do diretor Alfonso Cuarón, Roma se passa na Cidade do México, durante a década de 1970, e acompanha a rotina de uma família de classe média pelo olhar da babá e empregada doméstica. O filme retrata as contradições de classe e a história de trabalhadoras domésticas da América Latina.

NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA (Brasil, 2015, 108 minutos) » Filme trata da biografia da doutora Nise da Silveira, médica de um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro que se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Direção: Roberto Berliner.

O SONHO DE WADJDA (Alemanha/Arábia Saudita, 2012, 100 minutos) » Wadja é uma menina de 12 anos que mora no subúrbio da capital da Arábia Saudita. Apesar de viver em uma cultura conservadora, Wadjda deseja disputar uma corrida de bicicleta com seu melhor amigo Abdallah e enfrenta dificuldades para realizar seu sonho. Direção Haifaa Al Mansour.

ROSA LUXEMBURGO (Alemanha, 1986, 123 minutos) » Em 2019, o assassinato de Rosa Luxemburgo completou 100 anos, uma das grandes líderes do movimento operário revolucionário alemão. O centenário é uma oportuno para rever o filme. Direção: Margarethe von Trotta.

Sugestões de sites e blogs


www.leiamulheres.com.br

www.naomekahlo.com

www.mulheresnaciencia.com.br

www.geledes.org.br

www.onu.org.br/onu-no-brasil/onu-mulheres