Txai Suruí é a primeira indígena a discursar na abertura de uma conferência do clima
Aos 24 anos, a brasileira Txai Suruí brilhou na COP 26 em Glasgow. Primeira indígena a discursar na abertura de uma conferência do clima, a jovem cobrou rapidez no enfrentamento das mudanças climáticas. Filha do cacique Almir Suruí e de Neidinha Suruí, chamou a atenção do mundo ao lembrar que os povos originários são os que mais sofrem com o aquecimento global. “Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática. Por isso devemos estar no centro das decisões que acontecem aqui”, reforçou.

Cotista Ana Gabryele é selecionada bolsista do Programa Marie Curie
A estudante de física médica na Universidade de São Paulo (USP), Ana Gabryele Moreira, se tornou a primeira mulher negra brasileira a receber a bolsa do Programa Marie Curie da Agência Internacional de Energia Atômica, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).Primeira pessoa da família a ingressar na universidade pública graças ao sistema de cotas, Gabryele foi premiada pela pesquisa “Estudo do perfil sociocultural de mulheres que atuam em um instituto nuclear brasileiro”, feita por ela em conjunto com Priscila Rodrigues, Karoline Suzart e Nelida Mastro.

Rede Feminista De Saúde lança dossiê em homenagem aos 30 anos da organização
A publicação resgata a trajetória da Rede Feminista de Saúde e da luta pelos direitos e pela saúde das meninas e das mulheres no Brasil e na América Latina nos últimos 30 anos. Saúde materna, humanização do parto, aborto, saúde das mulheres negras e saúde das mulheres vivendo com HIV/aids são alguns dos temas do dossiê. Acesse a versão online do material no site: www.redesaude.org.br.

Barbie presta homenagem às cientistas que atuaram na linha de frente da pandemia
A linha de cientistas da Barbie [bonecas da Mattel] homenageia seis mulheres consideradas heroínas da pandemia. A biomédica brasileira Jaqueline Goes, que participou do sequenciamento do genoma do coronavírus, foi uma das escolhidas. Além dela, foram homenageadas a enfermeira Amy O’sullivan e a médica Audrey Cruz, dos Estados Unidos;
a psiquiatra canadense Chika Stacy Oriuwa; a professora de vacinologia Sarah Gilbert, do Reino Unido; e a médica australiana Kirby White.