MENU

[AL] 16º Congresso Estadual da Educação encerra com plenária marcada pela luta

Publicado: 06 Outubro, 2025 - 09h21 | Última modificação: 10 Outubro, 2025 - 10h18

Escrito por: SINTEAL | Editado por: SINTEAL

SINTEAL
notice

Fechando os trabalhos intensos dos quatro dias de formação, debates, e construção de estratégias, chegou ao fim no início da tarde deste domingo (5) o 16º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação de Alagoas, realizado no Centro Cultural do Sinteal, em Maceió, com a participação de representantes de todas as regiões do estado.

Na plenária final, foram referendados os pontos em que já havia consenso em todos os grupos de trabalho, e colocados para discussão e votação os que havia divergência.

De forma democrática, cada proposta e emenda foi trabalhada não apenas na plenária final, nem sequer nos dias do congresso estadual. Os temas foram trabalhados em cada etapa, trazendo oportunidade para que a categoria trouxesse seus anseios e ajudasse a construir um projeto de forma coletiva.

Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, comemora os resultados. “Saímos de todo esse processo bastante fortalecidos como entidade de luta coletiva. Atualizamos nossas diretrizes e planos de lutas com base em muito estudo, ouvimos a categoria em todo o estado e aprofundamos a discussão em várias etapas, isso é o que faz nosso sindicato forte, plural e representativo”.

O Congresso também debateu a alteração em alguns pontos do estatuto do Sinteal, atualizando situações que foram ficando defasadas nos últimos quatro anos de acordo com a realidade atual. São itens que passam tanto por questões práticas, com o endereço da sede, até construções estruturais organizando melhor as novas formas de atuação da categoria nos tempos atuais, como a criação de novas secretarias para a direção executiva.

Após o encerramento da plenária, delegados e delegadas fizeram uma pausa para o almoço e retornaram no início da tarde com uma assembleia geral do Sinteal, previamente convocada nos jornais de grande circulação do Estado, para submeter as alterações estatutárias à categoria de forma ampla.

Outra assembleia foi realizada na tarde deste domingo (5), para eleger a delegação alagoana que vai participar do Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), em janeiro de 2026.