[AL] Ação do Sinteal por paz nas escolas reúne estudantes e educadores/as no CEPA
Para fechar a programação de Alagoas na 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, o Sinteal realizou na manhã de sexta-feira (28) uma ação lúdica com estudantes e trabalhadoras/es da educação de algumas escolas no CEPA, em Maceió.CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS“Defender as escolas públicas é defender a nossa sociedade. Vamos combater a violência que es...
Publicado: 03 Maio, 2023 - 15h21
Escrito por: CNTE

Para fechar a programação de Alagoas na 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, o Sinteal realizou na manhã de sexta-feira (28) uma ação lúdica com estudantes e trabalhadoras/es da educação de algumas escolas no CEPA, em Maceió.
“Defender as escolas públicas é defender a nossa sociedade. Vamos combater a violência que estamos sofrendo propagando a paz, o amor, a união e fortalecendo nossa comunidade. Esse ato de hoje é um momento simbólico, para dar o recado que não aceitaremos que nos aterrorizem, a escola é o ambiente de convivência, de cidadania, de liberdade, e vai continuar sendo”, disse Consuelo Correia, vice-presidenta do Sinteal.
Em frente à 13ª Gerência Regional de Ensino, no gramado ao ar livre, dirigentes do Sinteal espalharam cartazes e bolas brancas para receber um grupo de trabalhadoras da educação e mais de 100 estudantes com grêmios das escolas.
Após uma breve saudação da dirigentes da CNTE, Girlene Lázaro, do Sinteal, Consuelo Correia e do Gerente da 13ª região de ensino de Alagoas, Cássio Costa, começaram as intervenções de lideranças dos grêmios e educadores presentes. Foram momentos cheios de comoção em que a comunidade escolar mostrou que está unida, e decidida a proteger o seu espaço do ódio e das mensagens de violência.
Orgulhosos, muitos estudantes ergueram as bandeiras do Sinteal e os cartazes com mensagens positivas que foram levadas pelo sindicato. Em suas falas, as lideranças agradeceram pela iniciativa e reforçaram que momentos como esse tem sido necessários na educação. O professor Raildo Ferreira, também dirigente do Sinteal, apresentou uma performance emocionante baseada no tema da atividade.
A atividade foi finalizada com uma dinâmica utilizando as bolas de sopro que haviam sido distribuídas no local, onde as pessoas escreveram o sentimento que desejam para a escola. Patrícia David, do Coletivo de Saúde do Trabalhador do Sinteal, conduziu esse momento. Eles foram falando as palavras escritas em voz alta (Amor, União, Respeito, Paz…) e em seguida as bolas foram estouradas num ato coletivo para espantar o terror e o medo, e renovar a esperança.
Pela Assessoria de Imprensa do Sinteal (28/04/2023)