AL: Em greve, rede municipal de Maceió faz novo protesto na Semed
As/os servidoras/es da rede pública municipal de Maceió, em greve, realizaram mais um dia de luta e protesto na manhã desta 4ª feira (20/05), iniciado, às 9h, na sede do Sinteal, no Mutange, com uma assembleia geral, seguida de passeata e protesto na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Cambona, onde uma comissão com diretoras/es do Sinteal e companheiras/os da bas...
Publicado: 20 Maio, 2015 - 18h00
Escrito por: CNTE
As/os servidoras/es da rede pública municipal de Maceió, em greve, realizaram mais um dia de luta e protesto na manhã desta 4ª feira (20/05), iniciado, às 9h, na sede do Sinteal, no Mutange, com uma assembleia geral, seguida de passeata e protesto na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Cambona, onde uma comissão com diretoras/es do Sinteal e companheiras/os da base da categoria foi recebida pelo secretário-adjunto municipal de Educação.
Informes - Em clima de mobilização, a assembleia aconteceu de maneira muito rápida, tempo suficiente para o Sinteal e a categoria deliberar ações de luta (incluindo o protesto de hoje na Semed), a diretoria passar informes sobre a organização da greve e informar à plenária a relação das escolas que cumprirão os 30% legais de funcionamento no período de greve da categoria.
Golpe na gestão democrática - Outro informe que gerou um protesto imediato da categoria foi o golpe contra a gestão democrática ocorrido na Câmara de Vereadores de Maceió, que aprovou (com alguns votos contrários), um projeto de lei que amplia, até 2016, o mandato das/os atuais diretoras/es de escolas, com as próximas eleições só acontecendo em 2017 (!). Esta decisão não passou pelo crivo do Sinteal e da categoria.
Protesto e audiência - Em seguida, a categoria e o Sinteal realizaram nova caminhada de protesto até a sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde diretoras/es do Sinteal e representantes da base da categoria mais uma vez cobraram da secretaria proposta concreta de reajuste salarial que honre a valorização das/os servidoras/es e uma posição concreta quanto ao projeto de lei que ataca a gestão democrática, adiando as eleições das diretorias de escola.
Uma comissão de diretoras/es do Sinteal e representantes da base foi recebida pelo secretário-adjunto da Semed, que, sem maiores novidades, informou que a secretaria está “empenhada” nas discussões internas quanto a uma nova proposta de reajuste salarial.
Ato na Praça Deodoro - A terceira e última deliberação de luta da rede municipal de Maceió será amanhã (5ª feira 21/05), a partir das 14h30, na Praça Deodoro (centro de Maceió), quando, mais uma vez, trabalhadoras/es de educação estarão se reunindo para novo ato público de resistência e luta, para novamente exigir da Câmara de Vereadores de Maceió um posicionamento quanto à falta de de respostas da Prefeitura de Maceió e da Semed em relação ao reajuste salarial da categoria e outras pendência da pauta de reivindicações. Todas/os ao ato desta 5ª feira! Quem luta, conquista!
(SINTEAL, 20/05/2015)