[AL] Sinteal discute pauta da educação em Jaramataia
Publicado: 24 Outubro, 2025 - 10h10
Escrito por: SINTEAL | Editado por: SINTEAL
Na tarde desta quinta-feira (23), o Sinteal esteve reunido com representantes da gestão municipal de Jaramataia para discutir pontos de interesse das trabalhadoras e trabalhadores da rede municipal de ensino. Na pauta, o reajuste salarial da categoria, realização de concurso público e precatórios do FUNDEF.
Representando o Sinteal, estiveram as dirigentes do Núcleo Regional Pão de Açúcar, Sitrânia Cardoso, Vera Lúcia e Zuleide pereira. Pela prefeitura, participou o Secretário de Administração, Gilvando Moura, e o procurador, José Luiz Malta.
Segundo os representantes da gestão municipal, o projeto de lei do reajuste da categoria foi aprovado no dia 22 deste mês, com percentual de 8% para todos os profissionais de educação ativos e aposentados, a ser implantado na folha do final deste mês (outubro). Também será pago o retroativo a 1º de maio do corrente ano, a ser implantado e aplicado em uma folha suplementar até o próximo 10 de novembro.
“A nossa proposta foi de 15% para todos os profissionais de educação, lutamos, argumentamos, e conseguimos alcançar os 8%. Quanto ao concurso público, a necessidade é urgentíssima, não entendemos como a previdência está sendo sustentada, pois não é realizado concurso público há quase 24 anos no município de Jaramataia. O procurador respondeu que estão se organizando por secretarias, acreditando que no início do próximo será realizado”, disse Sitrânia.
Em relação aos precatórios do FUNDEF, o procurador falou que está aguardando o desbloqueio. “Aguardamos que os pontos pendentes citados sejam brevemente sanados, porque o descaso com os direitos dos profissionais da educação é um problema grave e contribui diretamente para a desvalorização da categoria. Os desafios são muitos, mas seguimos firmes na luta”.