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BA: Dossiê das escolas da rede municipal de ensino de Salvador

A APLB-SINDICATO realizou, entre fevereiro e março, uma pesquisa sobre a estrutura física e de pessoal das escolas rede municipal de ensino. Essa pesquisa consistiu de um formulário que foi elaborado pela APLB e encaminhado para as unidades escolares a fim de serem respondidos. Com a devolutiva das escolas, a APLB-Sindicato tabulou os dados, transformando-os em dossiê, já di...

Publicado: 17 Maio, 2011 - 11h47

Escrito por: CNTE

A APLB-SINDICATO realizou, entre fevereiro e março, uma pesquisa sobre a estrutura física e de pessoal das escolas rede municipal de ensino. Essa pesquisa consistiu de um formulário que foi elaborado pela APLB e encaminhado para as unidades escolares a fim de serem respondidos. Com a devolutiva das escolas, a APLB-Sindicato tabulou os dados, transformando-os em dossiê, já divulgado na imprensa e encaminhado à administração municipal. Em breve teremos um informativo especial sobre o dossiê. Veja alguns resultados encontrados:

·         89% dos prédios escolares precisam de alguma forma de reformas;

·         41% não têm área para recreação  

·         65% não têm sala para os professores

·         53% não têm sala de leitura

·         92% não têm auditório

·         75% não têm biblioteca

·         91% do pessoal administrativo é de empresa terceirizada

    * 80% das merendeira são de empresas terceirizadas

·         83% das escolas estavam sem segurança tendo que contratar emergencialmente pessoas da comunidade para atuar como porteiro;

·         93% das escolas não dispõem de um posto policial próximo da elas

 

- EXEMPLOS DE ALGUMAS ESCOLAS COM PROBLEMAS:

 

·         Escola Mun. Terezinha Vaz da Silveira - Ladeira do Baluarte, 10 – Santo Antonio.

Em reforma

·         Escola Mun. Luiz Anselmo – Rua Luiz Anselmo, 190 –

Conveniada. Adaptada para funcionar como escola, entretanto não oferece nenhuma condição para tal.

·         Escola N. Sra. Aparecida – Nova Brasília, 814.

Conveniada. Sanitários sem concluir, a rede elétrica de péssima qualidade e a hidráulica não funciona regularmente;

·         Escola Maria da Conceição Santiago Imbassahy – Rua Direta do Beiru – Tancredo Neves

Quando chove não tem aula, pois alaga as salas.

·         Esc. Municipal de Periperi – Rua Rosalvo Barbosa Romeo, s/n.

Quando chove não tem aula

·         Escola Municipal Osvaldo Gordilho – Rua Santo Agostinho, 231 – S. Cristóvão.

Condições precárias de funcionamento

·         Escola Mun. Pero Vaz Velho – Rua Pero Vaz Velho, 212 – Pero Vaz.

Sem carteiras suficientes para os alunos/ Rede elétrica e hidráulica em péssimo estado/ sanitários em péssimo estado

·         Esc. Cidade de Jequié – Rua Cardeal da Silva, 152 – Federação.

Faltam carteiras, bebedouros/ instalações elétrica e hidráulica precárias, etc.

·         Escola Mun. Julieta Viana – Av. Heitor Dias, s/n – Barros Reis

Precariedade em seu estado físico e de material

·         Esc. Mun. Cecília Meireles – Rua 17 Quadra 10 Segunda Etapa, SN - Castelo Branco.

Precariedade no estado físico e material.

·         Escola Cônego Orlando Teles – Rua /Av. São Carlos , nº05 -  Santa Luzia do Lobato

Não tem sala de professores, sala de leitura, área para recreação e a parte da rede elétrica e hidráulica em péssimas condições.

·         Escola Municipal Maria Bonfim – Rua Lima e Silva, 503- Liberdade

Não Possui área para recreação, não tem sala de professores, sala de leitura, biblioteca, e auditório. A rede elétrica e hidráulica precisando de manutenção.

·         Escola Municipal Bela Vista do Lobato – Rua F conj. Bela vista Lobato s/n – Lobato.

A escola nunca foi reformada, não tem sala de professores, sala de leitura e auditório. A rede elétrica e hidráulica precisando de manutenção e área para recreação é inadequada.

·         Escola Municipal Profª. Sonia Cavalcanti – Conj. Cajazeiras 8, setor d, Caminho 13 – Cajazeiras 8

Não tem sala de professores, sala de leitura, área para recreação, auditório e a parte da rede elétrica com problemas de fiação e rede hidráulica com esgoto na cozinha e na sala de aula.  

·         CMEI – Tereza Helena Mata Pires – Rua do caju s/n – Bela vista do Lobato

A escola está necessitando de construção e reparos na sala de professores, na sala de leitura, na área de recreação no auditório e na rede hidráulica e a rede elétrica inadequada oferecendo risco de curto circuito.  

·         Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá – Rua São Cristóvão, 290 – Paripe.

A escola esta precisando de reforma em caráter de urgência.

·         CMEI Educar é Viver – Conj. Habitacional Vista Alegre, s/n – Coutos.

A Rede elétrica e hidráulica necessitando de revisão, não havendo sala de professores, auditório, biblioteca e laboratório de informática.

·         Escola Municipal Santa Luzia do Lobato – Rua Voluntária da Pátria – Lobato

Carteiras danificadas para os alunos, Rede elétrica e hidráulica em péssimo estado, não tem área para recreação e necessitando de reforma.

·         Escola Municipal Joir Brasileiro – Rua Teixeira Barros, s/n – Brotas

Sem carteiras suficientes para os alunos, Rede elétrica e hidráulica em péssimo estado e sanitários danificados.

·         Escola Municipal André Rebouças – Rua Sá Oliveira, nº. 115 – São João do Cabrito – Plataforma.

Sala de professores e sala de leitura com vazamento no telhado, precisando de manutenção na rede elétrica e hidráulica.

·         Escola Municipal João Pedro dos Santos – Avenida Mario Leal Ferreira, nº. 36 – Bonocô.

Sanitários sem concluir, a rede elétrica de péssima qualidade e a hidráulica não funciona regularmente;

·         Escolas faltando professor, mesmo a rede funcionando com estagiários (apenas um extrato):

·         Escola Risoleta Neves – Rua da Horta, 251 – Saramandaia.

·         Mun. Maria Felipa - Estrada das Barreiras, 1523 – Cabula.

·         Nova do Bairro da Paz – Rua Nelson Mandela – Alto da Bela Vista

·         Barbosa Romeo – Rua São Paulo, 145 – S. Cristóvão.

·         Escola Mun. Artur de Sales – Rua Antonio Carlos Magalhães, s/n – Santa Cruz

·         Carlos Formigli, Av. Guanabara, 70 Tancredo Neves

·         Esc. Helena Magalhães – Tancredo Neves, s/n.

·         Esc. Municipal Ricardo Pereira - Rua Direta do Jardim das Mangabeiras

·         Esc. Manoel de Almeida Cruz - Rua E Quadra F - Cajazeira XII, S/Nº - Cajazeiras,

- Esse retrato das escolas da rede municipal existe há anos tendo se agravado nos últimos oito anos, na gestão do prefeito João Henrique.

- A APLB defende que as reformas ocorram durante as férias, pois assim não prejudica o tempo pedagógico do aluno, assim como não desorganiza a vida tanto dos alunos como dos professores;

- Ao realizarem as reformas em escolas durante o ano os calendários são refeitos (calendários especiais). Com isso, a rede termina ficando com vários calendários letivos.

- Utilizar as férias para repor as aulas, a fim de cumprir os 200 dias letivos, consideramos um absurdo, uma vez que o professor e o aluno não terão descanso, pois emendarão um ano letivo com outro. Além do mais, todo trabalhador tem direito a férias!

   - Falta de professores e coordenadores pedagógicos

- Último concurso realizado foi em 2010 e estão sendo  convocados agora.

- Estão sendo convocados cerca de 350 professores. Entretanto, já estamos em maio e os alunos estão tendo aulas com estagiários e ainda assim encontramos escolas sem estagiário e sem professor de diversas disciplinas;

    - O dia a dia nas escolas:

Diretor ter que ir para a sala de aula deixando de cumprir o seu papel na escola, pois cabe a ele garantir que a unidade escolar funcione plenamente, assegurando as condições adequadas para que o processo ensino-aprendizagem aconteça, de estar permanentemente atento ao cotidiano da sala de aula, percebendo as necessidades dos alunos, dos profissionais da educação e demais membros da comunidade escolar, incluídos aí também os pais.

 - O professor, em muitas escolas, precisa varrer a sua sala para dar aulas reduzindo, portanto, o tempo pedagógico dos alunos, porque o papel do professor é de facilitar a aprendizagem do aluno, preocupando-se com o processo de construção da sua cidadania.

      Mas, como cumprir esse papel nessas circunstâncias?

A APLB-Sindicato reivindica da SECULT:

1.     Que as reformas sejam reformadas durante as férias;

2.     Que nesse momento a SECULT apresentem um Plano Estratégico com prazos para as reformas, manutenção e conservação das escolas;

3.     Que realizem, com urgência, concurso público para as atividades-meio ( auxiliares administrativos, vigias, etc.) pondo fim a terceirização na área da educação.

4.     Que a reposição das aulas das escolas que sofrerão reformas, seja discutida com a APLB- Sindicato.

Fonte: APLB, 16/05/11