MENU

Brasil precisa de mais 20 anos para acabar com o analfabetismo, diz estudo do Ipea

Se mantiver o ritmo dos últimos 16 anos, o Brasil ainda vai precisar de outros 20 anos para eliminar o analfabetismo no país. Essa é uma das conclusões de um estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta quarta-feira (7).Depois de analisar dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 1992 a 2008, o estudo constatou que "a queda...

Publicado: 07 Outubro, 2009 - 12h54

Escrito por: CNTE

Isso acontece porque "a taxa de analfabetismo dentro de uma mesma geração é pouco sensível a mudanças com o passar dos anos". Esses resultados mostram a "ineficácia dos programas de alfabetização de adultos", segundo o estudo.

Ao analisar os microdados da Pnad 2008, os técnicos do Ipea constataram que o número total de analfabetos tem se mantido constante - em torno de 14 milhões de pessoas - apesar de uma "redução sistemática da taxa de analfabetismo" de 0,45 pontos percentuais ao ano.

Para se ter uma ideia, em 1992, 17,2% da população com 15 anos ou mais não sabia ler nem escrever um bilhete simples. Nos dados mais recentes, a porcentagem apurada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi de 10%.

E outra conclusão grave é a de que o "número considerável de analfabetos jovens" mostra que "o sistema educacional ainda está produzindo analfabetos".

 

Mais analfabetismo entre negros

Segundo o Ipea, percebe-se que o analfabetismo é "bem mais acentuado na população negra". Além disso, os piores índices estão nas "regiões menos desenvolvidas, municípios de pequeno porte e as zonas rurais" e o problema está "fortemente concentrado na população de baixa renda".

 

Oito anos de escolaridade

Se mantiver o ritmo, o Brasil ainda vai precisar de cinco anos para que a população brasileira atinja a média da escolaridade obrigatória de oito anos - que corresponde ao ensino fundamental.

A pesquisa constatou que a escolaridade do brasileiro com 15 anos ou mais aumentou à taxa de 0,14 ano por ano. Isso significa que "levou-se 16 anos para ampliar em 2,2 anos a média de anos de estudo da população".

Segundo as informações divulgadas pelo IBGE em setembro, o brasileiro passa 7,1 anos em instituições de ensino. De acordo com o consultor em educação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Célio da Cunha, cada cidadão deveria passar, no mínimo, dez anos estudando.

Segundo o estudo, essa média de número de anos de estudo se deve "à elevada proporção de analfabetos entre adutlos e idosos e à baixa escolarização" desses dois grupos.

Fonte: UOL - 07/10/09