MENU

[DF] Campanha salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!

Publicado: 21 Fevereiro, 2025 - 15h25 | Última modificação: 21 Fevereiro, 2025 - 15h50

Escrito por: Maria Carla/Sinpro-DF | Editado por: Maria Carla/Sinpro-DF

Divulgação Sinpro-DF
notice

A busca pela valorização profissional, melhorias na vida dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais e, consequentemente, pela qualidade da educação pública e gratuita é uma luta permanente do Sinpro. Essa batalha é travada de várias formas, principalmente por meio das campanhas salariais.

É por isso que o Sinpro inicia 2025 dando força total à “Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!”. Com a campanha, é reivindicado recomposição salarial, atendimento à Meta 17 do Plano Distrital de Educação (PDE) e a atualização do plano de carreira vigente desde 2013.

 Reestruturação da carreira

Ao longo dos anos, a atuação e a capacidade de articulação do Sinpro fizeram com que vários direitos e benefícios garantidos à categoria fossem aprimorados ou até inseridos no plano de carreira. O plano de carreira de 2007, por exemplo, gerou alteração de tabela salarial que resultou em reajuste médio de 50%. No plano de carreira seguinte, em 2013, essa alteração trouxe reajuste de 25% aos ganhos da categoria.

Na atual Campanha Salarial, são destacados como eixos estruturantes do plano de carreira o achatamento dos padrões de 25 para 15, com valorização de quem já está no topo da tabela; a ampliação do percentual de mudança de padrão, realizada anualmente; a valorização da progressão horizontal (especialização, mestrado e doutorado) a partir da ampliação dos percentuais entre as tabelas; criação da tabela pós-doutorado, além da garantia de que a gratificação para coordenador(a) pedagógico(a) esteja no plano de carreira, nos mesmos moldes das demais gratificações de exercício.

Além dos destaques, a luta organizada pelo Sinpro é pela reestruturação integral da carreira, em todos os pontos necessários, como a extensão do pagamento da Gratificação de Atividade de Alfabetização (GAA); a garantia do pagamento da Gratificação de Atividade de Ensino Especial (GAEE) aos(às) professores(as) e orientadores(as) educacionais de escolas regulares que atendam a estudantes com transtorno ou deficiência; a equiparação do valor do auxílio-alimentação ao dos servidores(as) da Câmara Legislativa do DF, entre outros pontos.

 Meta 17

A Meta 17 do PDE é o alicerce para a construção da carreira reestruturada. Em 2015, essa Meta estabeleceu que a remuneração da categoria do magistério público deve corresponder à média da remuneração dos demais servidores públicos do DF de mesma escolaridade.

 Calendário de Lutas

Ao longo do mês de março, o Sinpro realizará assembleias regionais com professores(as) e orientadores(as) educacionais das Coordenações Regionais de São Sebastião e Santa Maria. As assembleias regionais são espaços democráticos de diálogo e de aprofundamento das pautas de reivindicações. Clique aqui e confira o calendário completo.

No dia 27 de março, a categoria realizará assembleia geral com paralisação. O encontro está marcado para 9h, no estacionamento da Funarte.

O Calendário de Lutas ainda traz outras ações, como reunião com delegados (as) sindicais, X Corrida do Sinpro, Dia Internacional das Mulheres, panfletagens e mais.