MENU

Cartilha da CNTE traz insumos para debater valorização dos profissionais da educação

Publicação deve servir como ferramenta para consolidar as lutas históricas da categoria e atualizar o debate do momento, indicando propostas para os principais assuntos em discussão

Publicado: 03 Julho, 2025 - 17h31 | Última modificação: 04 Julho, 2025 - 09h58

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

notice

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou a cartilha "Valorização dos Profissionais da Educação", com o objetivo de atualizar e ampliar o debate sobre as condições de trabalho e direitos da categoria. O material aborda os desafios atuais, como os riscos da flexibilização no setor público, as metas do próximo Plano Nacional de Educação (PNE), as diretrizes do Sistema Nacional de Educação (SNE) e as garantias constitucionais.

Segundo Heleno Araújo, presidente da CNTE, a cartilha é uma ferramenta para consolidar as lutas históricas da categoria. "Ela sistematiza de forma bem objetiva o nosso histórico das lutas e conquistas e atualiza o debate do momento, indicando as nossas propostas para os principais assuntos em discussão", afirmou.

O documento também busca orientar sindicatos e profissionais sobre as pautas prioritárias, como piso salarial, carreira e a implementação do SNE. "Ela será um instrumento importante para rememorar o que fizemos para chegar ao momento atual, irá contribuir para estimular os debates nos locais de trabalho e nas atividades das nossas filiadas", destacou Heleno.

A iniciativa surge em um momento de intensos debates no Congresso Nacional e entre gestores públicos sobre o futuro da educação, com preocupações em relação a retrocessos e precarização do trabalho. A expectativa é que o material sirva como base para mobilizações e negociações em defesa da escola pública e dos profissionais da área.

Acesse a cartilha aqui.