MENU

CNTE apoia greve da educação de Natal (RN) e cobra diálogo da Prefeitura

Publicado: 20 Agosto, 2026 - 11h07 | Última modificação: 20 Agosto, 2026 - 11h09

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) manifesta seu apoio e solidariedade aos professores, professoras e educadores e educadoras infantis da Rede Municipal de Ensino de Natal (RN), que estão em greve e seguem mobilizados em defesa da valorização profissional e da educação pública. Nesta quinta-feira (20), a categoria realiza acampamento em frente à Prefeitura como parte do calendário de mobilizações e para cobrar respostas concretas às reinvindicações apresentadas ao poder público municipal.

Entre as principais pautas dos trabalhadores e trabalhadoras estão a valorização profissional, a isonomia salarial, a construção de uma carreira única e a melhoria das condições de estrutura e funcionamento das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). São reivindicações que dizem respeito não apenas aos direitos da categoria, mas às condições necessárias para assegurar uma educação pública de qualidade para crianças e estudantes do município de Natal.

A CNTE considera preocupante a ausência de respostas efetivas da Prefeitura às tentativas de negociação. Mesmo após a mobilização realizada no dia 18 de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) ainda não conseguiu o agendamento de reunião com o prefeito e o secretário municipal de Educação. O diálogo com as entidades representativas dos trabalhadores não pode ser adiado diante de uma greve e de reivindicações que demandam respostas do poder público.

A CNTE reafirma sua solidariedade ao SINTE-RN e aos trabalhadores e trabalhadoras da educação municipal de Natal, reconhecendo a legitimidade da greve e das mobilizações organizadas pela categoria. A Confederação conclama a Prefeitura a estabelecer imediatamente um processo efetivo de negociação, com diálogo direto e apresentação de respostas concretas às reivindicações dos profissionais.

A luta dos educadores e educadoras de Natal é uma luta pela valorização profissional, pelo respeito aos direitos da categoria e pelo fortalecimento da educação pública municipal. A CNTE está ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras nessa mobilização!

 

Brasília, 19 de agosto de 2026 

Direção Executiva da CNTE