CNTE lança 3ª edição do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”
Iniciativa valoriza práticas emancipadoras de jovens trabalhadores/as da educação em todo o Brasil
Publicado: 12 Agosto, 2025 - 11h23
Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançou nesta terça-feira, 12 de agosto, a terceira edição do concurso Juventude que Muda a Educação Pública, iniciativa que valoriza práticas emancipadoras protagonizadas por jovens trabalhadores/as da educação em todo o Brasil.
Organizado pelo Departamento de Juventude da CNTE, em parceria com coletivos estaduais, o concurso tem como objetivo fortalecer o vínculo entre a juventude, seus sindicatos e a confederação, promovendo o reconhecimento de ações transformadoras nos espaços escolares e comunitários.
Serão selecionadas cinco iniciativas, uma de cada região do Brasil, que se destaquem pelo impacto social, respeito aos direitos humanos, vínculo com a pedagogia freireana e promoção da cidadania. Os projetos devem ser de autoria de jovens com até 35 anos, atuantes na rede pública municipal ou estadual, e vinculados a sindicatos filiados à CNTE.
As inscrições estão abertas até 31 de outubro de 2025, e devem ser feitas exclusivamente via formulário online, com envio do projeto em PDF. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão nacional, composta por representantes de todas as regiões do país, que analisarão propostas de fora de sua área de origem.
PREMIAÇÃO
Os vencedores serão premiados com uma viagem totalmente custeada a Brasília, onde apresentarão seus projetos durante o 1º Conselho Nacional de Entidades da CNTE de 2026. Além da exposição das iniciativas, os jovens terão um dia de passeio cultural pela capital federal.
A CNTE reforça que esta é uma oportunidade de dar visibilidade às ações que transformam a educação pública a partir da juventude, promovendo inclusão, participação social e práticas pedagógicas libertadoras.
📌 Para mais informações e inscrições, acesse o edital aqui.