Coletivo organiza realização da Conferência Livre de Saúde dos Trabalhadores da CNTE
O evento busca garantir a participação social de diferentes setores da sociedade na formulação de políticas públicas para os trabalhadores
Publicado: 20 Fevereiro, 2025 - 14h19 | Última modificação: 20 Fevereiro, 2025 - 15h59
Escrito por: Redação CNTE

O Coletivo de Saúde da CNTE reuniu-se na quarta-feira (19) para articular os preparativos para a Conferência Livre de Saúde do Trabalhador e das Trabalhadoras da Educação Pública. O encontro virtual reuniu dirigentes dos sindicatos filiados de todas as regiões do país e definiu a participação da classe educadora em discussões nacionais sobre a saúde dos/as trabalhadores/as.
A reunião foi convocada pela secretária de Saúde dos Trabalhadores em Educação da CNTE, Francisca Seixas, que explicou o funcionamento das Conferências Livres e a importância da classe educadora nesse espaço de debate.
Antecedendo a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador (CNSTT), promovida pelo Ministério da Saúde, as Conferências Livres são espaços de participação social onde diferentes setores organizados da sociedade podem contribuir para a construção de políticas públicas de saúde dos trabalhadores.
Marcada para agosto de 2025, a etapa nacional reunirá os delegados eleitos em cada Conferência Livre, que representarão as diferentes áreas laborais na formulação das políticas de saúde para os trabalhadores brasileiros.
“Tanto a Central Única dos Trabalhadores (CUT), quanto a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) já possuem conferências livres marcadas, mas o nosso debate aqui é definir como realizaremos a conferência da CNTE”, explicou Francisca.
Coletivo de Saúde em Recife
Francisca também lembrou a importância da participação dos sindicatos na reunião presencial do Coletivo de Saúde, marcada para os dias 17 e 18 de julho de 2025, em Recife, Pernambuco.
“Precisamos da confirmação dos dirigentes que irão participar da reunião em Recife. Serão dois dias de intensos debates e apresentações, bem como a análise da conjuntura de todas as entidades sindicais”, disse.