Conheça a revista Retratos da Escola, da CNTE
Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a concepção da revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE): a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à refle...
Publicado: 14 Fevereiro, 2020 - 15h21
Escrito por: CNTE

Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a concepção da revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE): a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.
O periódico científico quadrimestral da Escola de Formação (ESFORCE), tem como objetivo examinar a educação básica e o protagonismo da ação pedagógica no âmbito da profissionalização dos trabalhadores em educação, divulgando e disseminando o conhecimento produzido, e estimulando inovações no setor.
A linha editorial da Retratos da Escola, busca privilegiar temas que permitam o debate, sobretudo, de áreas como: a formação profissional; o trabalho educativo, suas condições e práticas; e a organização escolar e dos sistemas educacionais. A revista tem sido composta por Dossiês Temáticos que reúnem análises de renomados intelectuais acerca dos temas mais atuais e notáveis da cena educacional nacional.
Além do Dossiê, carro-chefe da revista, outras seções compõem a publicação, tal como Espaço Aberto, Entrevistas, Documentos, Relato de Experiência e Resenhas.
Quer enviar seu artigo?
Os artigos encaminhados devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico. São aceitos para publicação textos em português e espanhol. Trabalhos submetidos em outros idiomas são traduzidos para o português, sendo o artigo original disponibilizado on-line.
Retratos da Escola não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC). E seu acesso (atualmente apenas on-line) é aberto e gratuito.
- Veja mais informações sobre o Processo de Avaliação dos artigos.