MENU

Editorial: Há muita vida depois da aposentadoria

Publicado: 01 Setembro, 2023 - 14h12

Escrito por: CNTE

revista 040923revista 040923

Vitalidade (substantivo feminino): capacidade de viver, de se desenvolver; força vital, vigor. Esse é o significado literal da palavra nos dicionários, na norma culta. E é disso que a revista vai falar - e muito mais.


Vamos além desse sentido fisiológico. Queremos enaltecer a energia de quem deu o melhor da sua vida pela educação: influenciou gerações, instigou mentes e dividiu o conhecimento para criar indivíduos pensantes, cultos e analíticos... E depois se recolheu, após anos de bom combate, para o merecido e digno descanso.


A Revista Vitalidade trata da luta diária pós-aposentadoria que esses educadores e educadoras travam para garantir que seus proventos não sejam dilapidados por novos planos, reformas e arcabouços para diminuir ainda mais o já tão reduzido salário de inativo.
Aliás, inativo não: aposentado. Porque é justamente essa vitalidade que os mantêm na batalha.


Vamos mostrar o que os sindicatos têm feito em defesa dos direitos de professores/as e funcionários/as país afora, e como se desdobram em soluções criativas como encontros, festas, saraus, passeios, passeatas, audiências, almoços, viagens, sorteios e toda a sorte de diversões em benefício da saúde física e mental de seus aposentados e aposentadas. Tudo para que sintam o acolhimento, o carinho e os cuidados daqueles que ainda estão nas escolas e em sala de aula mas que, um dia, também merecerão a aposentadoria plena. São 22 entidades que compartilham sua luta. Na próxima edição, outros sindicatos também vão mostrar suas ações.


Vitalidade ainda traz entrevista exclusiva com o senador Paulo Paim, um dos signatários do Estatuto do Idoso, em que ele fala de discriminação e violência contra idosos, seus projetos no legislativo, suas lutas e sua própria aposentadoria.


Temos ainda uma matéria sobre qualidade de vida: envelhecer bem meditando é possível? Surpreenda-se com a entrevista com Ney Conceição Messias Junior, o Neyzinho, professor aposentado de Belém que participou do Master Chef Brasil; e com reportagem sobre o aumento da expectativa de vida da população e consequências disso para o mercado de trabalho.


Saiba como se prevenir dos golpes contra idosos e o que o Governo Federal tem feito para criminalizar e coibir esse crime.


Informe-se, inspire-se e repense seus hábitos:sempre com muita Vitalidade, claro. Boa leitura!