Educadores brasileiros repudiam a tentativa de calar a voz do Deputado Glauber Braga
Educadores brasileiros repudiam a tentativa de calar a voz e interditar o mandato popular de um dos parlamentares mais ativos da Câmara Federal! Toda solidariedade ao Deputado Glauber!
Publicado: 11 Abril, 2025 - 19h13 | Última modificação: 11 Abril, 2025 - 19h18
Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

O Brasil inteiro acompanha atônito a perseguição política perpetrada contra o mandato do Deputado Federal Glauber Braga (PSOL/RJ) na Comissão de Ética da Câmara Federal. Depois de denunciado por agressão por um membro do Movimento Brasil Livre (MBL), agremiação política de extrema direita surgida no contexto do golpe parlamentar e jurídico imposto contra a então presidenta Dilma Rousseff em 2016, deu-se início aos ataques contra o seu mandato.
A atuação combativa do parlamentar carioca já lhe rendeu reconhecimento na sociedade brasileira como um todo, tendo sido eleito por várias vezes como uma das 100 vozes mais influentes do Congresso Nacional, quando anualmente o Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP) monitora a tramitação legislativa de emendas constitucionais, projetos de lei, substitutivos, emendas, pareceres, requerimentos de informação e discursos com forte repercussão na sociedade dos parlamentares do Congresso Nacional.
A acusação contra Glauber Braga por quebra de decoro, quando ele respondeu às provocações baixas e rasteiras de um membro do MBL, que se dirigiu ao Congresso Nacional para cumprir exatamente essa tarefa, encontrou no parlamentar uma resposta à sua altura. Mas que pela avaliação dos seus pares na Comissão de Ética, isso pesou mais do que sair na rua ostentando uma arma de fogo contra um cidadão negro ou achincalhar da tribuna da Casa a população brasileira transexual, como foram outros casos ali arquivados. Trata-se de um verdadeiro acinte contra o povo brasileiro!
Os/as educadores/as brasileiros/as reconhecem no mandato e luta do Deputado Glauber um importante aliado da educação pública brasileira e repudiam essa perseguição política contra ele, que se iniciou quando ele enfrentou, de cabeça erguida, a tirania do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP/AL), verdadeiro autor do pedido de cassação de seu mandato! Somo todos/as Glauber Braga!
Brasília, 11 de abril de 2025
Direção Executiva da CNTE