MENU

Educadores de todo o Brasil apoiam a luta por escolas desmilitarizadas em MG

Educadores de todo o Brasil se somam à luta dos educadores mineiros que, em mais uma batalha, se mobilizam para reivindicar uma escola desmilitarizada!

Publicado: 09 Julho, 2025 - 16h03 | Última modificação: 09 Julho, 2025 - 16h16

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

Marcelo Camargo/Agência Brasil
notice
O Governo de direita e antipovo de Romeu Zema (NOVO) anuncia mais uma medida contra o povo mineiro. Agora, contra suas crianças, adolescentes e jovens que usam a sua rede pública estadual de educação. Com a pretensão de militarizar mais de 700 escolas de sua rede de ensino, o Governo do Estado definitivamente explicita o seu projeto contra a escola pública.
 
A gestão compartilhada das escolas de educação básica com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de ofender a vocação dessas duas corporações militares, também agride a educação e o conjunto dos/as educadores/as do Estado. O processo de militarização escolar vai na contramão dos princípios preconizados pela ampla e expressiva maioria do movimento educacional brasileiro. A escola é um espaço para educadores e educadoras, onde se valoriza a diversidade, a pluralidade e o pensamento crítico, virtudes que, por excelência, não combinam com a conduta e ambiente militares, onde a obediência e a padronização de comportamentos devem dar o tom.
 
O governador Zema insiste em desrespeitar os servidores/as públicos/as, sejam eles militares ou civis. Lugar de polícia, senhor Governador, é nas ruas protegendo a população! Às escolas, esperamos que sejam preenchidas de pessoas formadas e capacitadas nos melhores processos pedagógicos para ali educarem nossas crianças, adolescentes e jovens.
 
Os/as educadores/as de todo o Brasil se somam à luta e mobilização dos/as companheiros/as professores/as e funcionários/as da educação da rede de ensino estadual de Minas Gerais contra mais essa tentativa de desmonte da escola pública mineira. Estamos juntos e juntas nessa luta!
 
Brasília, 09 de julho de 2025
Direção Executiva da CNTE