Educadores de todo o país se solidarizam com a Greve pela Saúde e pela Vida dos trabalhadores em educação de Pernambuco
Sob pressões, o Governador Paulo Câmara decidiu pela retomada das atividades presenciais nas escolas da rede estadual no momento mais grave da pandemia
Publicado: 20 Abril, 2021 - 15h01
Escrito por: CNTE

Foto: Paulo Paiva/DP
Em ação legítima e necessária, os/as trabalhadores/as em educação da rede estadual pernambucana, organizados por seu Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE, decidiram, no último dia 15, em assembleia da categoria, realizar uma Greve pela Vida. Indicada para ter início no dia 19 de abril, diante da decisão arbitrária do Governo do Estado de retomar as atividades presenciais nas escolas de sua rede de ensino, o governo estadual, que não se prestou a conversar com os/as educadores/as antes da tomada dessa decisão tão danosa, decidiu agora judicializar a greve.
O momento trágico por qual passa o país, de tantas mortes e contágio pelo Coronavírus, exigiria de todos nós, sociedade e governo, união no enfrentamento dessa tão grave situação. Mas sob pressões de não se sabe quais setores, o Governador Paulo Câmara decidiu pela retomada das atividades presenciais nas escolas da rede estadual no momento mais grave da pandemia, sem sequer ouvir os profissionais da educação e seu sindicato. A irresponsabilidade do ato governamental mereceu, de imediato, a resposta da greve do conjunto dos/as trabalhadores/as em educação do Estado. Diante da tirania e insensibilidade dos governantes, só resta aos/às educadores/as a ação organizada e coletiva da categoria.
Os dados mostram que retomar as atividades presenciais nas escolas nesse momento descontrolado da pandemia só viria a gravar a terrível situação a que todos/as os/as brasileiros/as estão submetidos. A Greve pela Saúde e pela Vida levada a cabo pelo SINTEPE ganha extraordinária legitimidade justamente porque ultrapassa a defesa corporativa apensas dos/as educadores/as, mas se coloca como um importante instrumento de defesa de toda a comunidade escolar e da sociedade do Estado de Pernambuco.
Ao Governador Paulo Câmara, nosso repúdio mais veemente! Que ele aprenda as boas práticas da gestão pública que deve se ancorar, primordialmente, no exercício do diálogo social. Assuma, Governador, a sua tarefa em vacinar os/as profissionais da educação para querer reabrir escolas! Aos/às trabalhadores em educação da rede estadual, que estão se desdobrando para oferecer o seu melhor nesse momento, no necessário e emergencial ensino remoto, nossa mais irrestrita solidariedade! Bem como ao combativo SINTEPE que, temos certeza, sairá vitorioso dessa contenda! Em defesa da vida e da vacina, estamos todos/as juntos nessa greve dos/as educadores/as pernambucanos/as!
Brasília, 20 de abril de 2021
Direção Executiva da CNTE