Educadores saúdam a valentia de Shayana por enfrentar político falastrão em escola
Quando uma professora enfrenta a hipocrisia de um político falastrão, o mundo inteiro se transforma! Saudações dos educadores brasileiros à valentia da professora Shayana dos Santos, de Lauro de Freitas/BA
Publicado: 26 Maio, 2025 - 17h07 | Última modificação: 26 Maio, 2025 - 18h12
Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

A valentia e a coragem da professora Shayana dos Santos que, em uma escola de Lauro de Freitas/BA, enfrentou de frente a hipocrisia do Vereador Tenóbio (PL) tomou conta das redes sociais nessa semana. E não era por menos: diante de um agressor contumaz dos/as professores/as da rede de ensino municipal da cidade, ela não se intimidou. Diante de vários/as profissionais de educação da cidade, pais e mães de estudantes, que se reuniam em uma escola da cidade, não o deixou continuar a falar ao microfone que, já em suas mãos, foi testemunha com todos ali presentes das mentiras e falsidades vinda da boca de mais um falso moralista.
A postura da professora encheu de orgulho a todos/as os/as educadores/as que, não só de Lauro de Freitas, mas de todo o Brasil, puderam se sentir representados/as por sua postura corajosa e verdadeira. Não podemos tolerar quem usa de sua exposição pública para achincalhar a imagem de quem, no dia a dia desse país, constrói a duras penas a educação pública brasileira. Em suas redes sociais, o vereador não cansa de agredir os/as profissionais de educação, chegando ao ponto de nos chamar de “maconheiros e vagabundos”.
O orgulho que sentimos hoje da professora Shayana dos Santos deve servir de exemplo a todos nós que lutamos por uma educação pública, gratuita, laica, desmilitarizada e socialmente referenciada. Contra a hipocrisia, só a verdade! Somos todos e todas Shayana!
Brasília, 26 de maio de 2025
Direção Executiva da CNTE