MENU

Enade Licenciaturas: Inscritos devem preencher questões da etapa prática até dia 5

Publicado: 04 Dezembro, 2024 - 18h04

Escrito por: Redação CNTE

Divulgação/ MEC
notice

Participantes da primeira edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Licenciaturas 2024 terão até quinta-feira, 5 de dezembro, para preencher o questionário de avaliação prática (AP) do estudante. 

A prova avalia os cursos que formam os futuros docentes da educação básica e, a partir de 2024, passa a ser aplicada anualmente. 

A avaliação prática também é uma novidade da edição. Essa é a primeira vez que o Enade realiza a avaliação prática de estudantes de graduação direcionada à docência. Segundo explica o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por aplicar as provas, o Questionário de AP do estudante é uma prestação de informações sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio e a percepção dos inscritos sobre essa etapa de formação. 

Além disso, os estudantes deverão preencher o plano de aula que será avaliado pelo supervisor. 

Após o preenchimento do Questionário da Avaliação Prática pelo estudante, seu supervisor de estágio obrigatório assistirá à regência de aula e avaliará o desempenho do futuro docente, anotando a pontuação, conforme orientações do Inep.

O resultado da etapa deve ser publicado no formulário do Sistema Enade em até 10 dias corridos após a data da aula avaliada.

Conforme explica a vice-presidente da CNTE, Marlei Fernandes, o conjunto de ações anunciado, em sua maioria, já eram desenvolvidas pelas licenciaturas e cursos de pedagogia. 

“A exceção é a prova do Enade. A observação assistida das regências já ocorria nas disciplinas de estágio e metodologia. Além disso, as universidades possuem instrumentos que mensuram a qualidade dos cursos que oferecem, bem como possuem um perfil dos estudantes que estão nas licenciaturas. O censo do Ensino Superior, promovido pelo INEP, já faz um mapeamento da qualidade e do perfil de estudantes e professores, sem necessidade de todo esse processo avaliativo chamado de avaliação prática”, avalia.

Em 23 de novembro, um dia antes da aplicação de provas teóricas, os inscritos no Enade Licenciaturas também tiveram que preencher o questionário dos estudantes para a coleta de informações sobre o perfil e o contexto dos processos de formação até o ensino superior. As informações serão analisadas para identificar a realidade dos cursos de graduação e das instituições de Educação Superior.

Para Marlei, é importante que o processo de formação dos cursos de licenciaturas e pedagogia seja de inserção dos futuros docentes nas escolas públicas, e reflita as condições do processo ensino-aprendizagem e de trabalho dos profissionais. 

“Também é imprescindível, e não está descolado, um alinhamento à concepção humanística de currículo e de metodologia e de respeito entre estudantes e professores, de saberes divididos e complementares, que não esvazie o trabalho docente e muito menos ignore os saberes dos estudantes.” Uma formação que compreenda a realidade dos estudantes e dos professores, as condições concretas das comunidades e das políticas públicas educacionais que determinados governos produzem”, destaca.

“O acompanhamento da inserção dos estudantes nas escolas públicas deve levá-los a essas reflexões e compreensões. Este processo se dará não só pela inserção em si, mas pelo acompanhamento sistemático, e consequentemente avaliativo, dos professores formadores", completa.

Obrigatoriedade

O Enade é componente curricular obrigatório e condição necessária para que o estudante consiga concluir a graduação. 

Estudantes de 17 áreas de conhecimento estão sendo avaliados nesta edição do Enade Licenciaturas, sendo essas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras-inglês; letras-português; letras-português e espanhol; letras-português e inglês; matemática; música; pedagogia e química.

 

Com informações do MEC e do Inep