[ES] Emoção e alegria marcam encerramento do 7⁰ Encontro Estadual de Aposentadas/os
Publicado: 12 Junho, 2025 - 17h28
Escrito por: Sindiupes | Editado por: Sindiupes

Um evento memorável com palavras fortes, vivências enriquecedoras e pessoas que nos inspiram!
Assim transcorreram os três dias do 7⁰ Encontro Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação Aposentadas/os do SINDIUPES, evento realizado entre os dias 9 e 11 de junho, no SESC de Guarapari/ES, com a presença de cerca de 1.500 aposentadas/os representantes de todos os 78 municípios capixabas.
Em clima de emoção, reconhecimento e alegria, aposentadas e aposentados lotaram o auditório principal do SESC para prestigiar o encerramento do 7º Encontro Estadual ocorrido nesta quarta-feira (11).
Em um momento especial de homenagens, a Diretoria Colegiada do SINDIUPES realizou a entrega da Medalha de Honra Paulo Freire e Placa de Agradecimento a 13 educadoras/es em reconhecimento às suas trajetórias de vida e ao compromisso com a Educação Pública em nosso Estado.
A Medalha, criada em 2022 pela atual Direção Colegiada do SINDIUPES, já homenageou mais de 70 educadores/as e outros profissionais capixabas relevantes serviços prestados à educação capixaba e à classe trabalhadora nas escolas do nosso Estado.
Sucesso total!
Um espetáculo de humor levou ainda mais leveza e alegria ao público do evento, na manhã desta quarta-feira (11).
Com o show de stand up Vida de Professor, o humorista paranaense Diogo Almeida arrancou muitas risadas e levou diversão às/aos aposentadas/os, relatando de maneira inusitada e engraçada as situações que envolvem as/os professoras/es e demais profissionais ligados à área da educação.
De uma maneira bem informal e cômica, o humorista abordou o cotidiano escolar, tipos de professor/a e de aluno, situações que os educadores vivenciam no dia a dia, sua relação com a família e amizades.
Cultura e Arte
Além de proporcionar importantes debates e reflexões, a programação cultural do Encontro Estadual foi, literalmente, um espetáculo à parte.
Na noite do segundo dia do evento, na terça-feira (10/06), grandes nomes do cenário artístico nacional circularam pela sétima edição do evento, entre eles a The Fevers – uma das bandas mais importantes da música popular brasileira – que encantou o público com seus sucessos de rock e pop que marcaram a Jovem Guarda no Brasil.
Com sua voz forte, suas poesias e sua versatilidade musical, a multiartista cearense Luana Florentino foi outro grande nome do cenário musical nacional que marcou presença no Encontro Estadual.
Cantora, compositora, sanfoneira e atriz, Luana trouxe animação às/aos aposentadas/os com apresentação do espetáculo Cabaré Junino, enaltecendo as raízes do forró e da cultura popular com força, identidade e emoção.
Programação intensa
Foram três dias intensos de atividades que proporcionaram muitos reencontros, descontração e grandes momentos de formação e integração.
Como sempre, a organização impecável, as palestras e oficinas enriquecedoras e o entusiasmo das/os aposentadas/os garantiram um ambiente de positividade, afeto e fortalecimento dos laços.
A alegria é grande e o nosso sentimento é de gratidão!
Até o próximo Encontro Estadual!