MENU

IA nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas? CNE discute proposta

CNTE defende que a formação inicial e continuada oriente o uso da IA, sem substituir o papel dos professores

Publicado: 29 Julho, 2025 - 10h37 | Última modificação: 29 Julho, 2025 - 11h52

Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE

José Cruz/Agência Brasil
notice

A Inteligência Artificial (IA) pode entrar de vez nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. O Conselho Nacional de Educação (CNE) discute a proposta de incluir o tema na formação inicial dos professores.

O objetivo é preparar os educadores para utilizar a IA como ferramenta de apoio à aprendizagem. 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) defende que o debate não perca de vista o papel central do professor no processo educativo. 

“É preciso orientar o processo da formação inicial e continuada pautando as formas de utilização da Inteligência Artificial e jamais permitir a substituição de professores/as por máquinas”, afirma o presidente da entidade, Heleno Araújo, que também é um dos conselheiros do CNE.

Ele acrescenta que ganha importância também a solicitação que a Internacional da Educação para a América Latina (Ieal) está fazendo à Unesco, “que ela reconheça a relação professor-aluno como patrimônio da humanidade”.

IA na educação básica

Durante um seminário realizado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), a Unesco falou sobre os desafios do uso da IA nas escolas. 

A organização reconhece que a tecnologia pode trazer benefícios, apoiando os docentes tanto no ensino quanto na gestão dos processos de aprendizagem.

E que as interações entre professores e estudantes devem continuar sendo o centro da experiência educacional, mesmo com a incorporação de novas ferramentas.

Com informações do MEC