Ideb possui conteúdo insuficiente para avaliar educação brasileira
Das 26 capitais brasileiras, 16 não alcançaram as metas de qualidade em educação no ensino fundamental dois em 2015, na rede municipal de ensino. O resultado foi divulgado no último dia 8 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015.Entretanto, de acordo com o Secretário de Assuntos Educacionais da CN...
Publicado: 12 Setembro, 2016 - 10h45
Escrito por: CNTE
Das 26 capitais brasileiras, 16 não alcançaram as metas de qualidade em educação no ensino fundamental dois em 2015, na rede municipal de ensino. O resultado foi divulgado no último dia 8 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015.
Entretanto, de acordo com o Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE e Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, o índice utiliza conteúdo deficiente para avaliar a educação básica no país.
“Precisamos de indicadores da avaliação da educação que leve em consideração a situação sócio-econômica das famílias dos estudantes, as políticas de valorização profissional aplicadas no sistema de ensino municipal e estadual, além de considerar as condições da infraestrutura das escolas, no aspecto físico, na acessibilidade, nos equipamentos e nos materiais didáticos adequados e suficientes para garantir a qualidade social da educação oferecida as crianças e jovens da educação básica”, ressaltou.
Segundo Heleno, nenhuma dessas especificidades é considerada no índice. “Logo, o simples ranqueamento divulgado pelo governo federal presta um desserviço à educação brasileira. Termina ano e começa ano, sem que o Estado Brasileiro cumpra o seu dever de garantir o direito à educação para todos e todas com qualidade social, ou seja, que faça com que de fato os estudantes aprendam", avaliou.
Resultados
O levantamento aponta que o ensino médio segue estagnado na média das escolas do país com índice 3,7 e não atingiu a meta de 4,3. O patamar se mantém desde a avaliação realizada em 2011.
Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado de ensino fundamental 1, o Brasil alcançou Ideb de 5,5 e bateu a meta que era 5,2. Entretanto, no ensino fundamental 2, que compreende do sexto ao nono ano, o Brasil mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com Ideb de 4,5.
Como é calculado o Ideb
O Ideb, criado em 2007, é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação.
O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.