MENU

Interagindo - sugestões de livros, filmes, documentários

Publicado: 17 Fevereiro, 2022 - 18h06

Escrito por: CNTE

Livros

HISTÓRIAS DE MORTE MATADA CONTADAS FEITO MORTE MORRIDA (DROPS EDITORA, 2021)
As narrativas de feminicídio na imprensa brasileira são analisadas pelas jornalistas Niara de Oliveira e Vanessa Rodrigues. Quanto mais vulnerável é a vítima, menos respeito a seus direitos e à sua história, e isso se reflete na cobertura da imprensa.

TUDO SOBRE O AMOR (ELEFANTE EDITORA, 2021)
A escritora e ativista bell hooks defende que o amor é mais do que um sentimento - é uma ação capaz de transformar o niilismo, a ganância e a obsessão pelo poder que dominam nossa cultura. uma sociedade verdadeiramente igualitária, fundamentada na justiça e no compromisso com o bem-estar coletivo.

O GUARDA-ROUPA MODERNISTA (COMPANHIA DAS LETRAS, 2022)
A professora e pesquisadora Carolina Casarin revela como os ideais modernistas e as contradições do movimento podem ser compreendidos a partir da escolha das roupas de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

Séries

MAID (EUA/2021)
Criada por Molly Smith Metzler, a série apresenta a vida de Alex, uma jovem que resolve sair de casa para se livrar do relacionamento abusivo com Sean, pai de sua filha. A história mostra a força e as vulnerabilidades de Alex em busca de uma vida digna para si e sua filha, apesar da falta de apoio da família e da sociedade.

MANHÃS DE SETEMBRO (BRASIL/2021)
Série criada por Josefina Trotta, Alice Marcone e Marcelo Montenegro conta a história de Cassandra, mulher trans que trabalha como motogirl e cantora em São Paulo. Quando ela começa a conquistar estabilidade, sua ex-namorada Leide reaparece com um menino, Gersinho, que diz ser seu filho.

Curta-metragem

TWO DISTANT STRANGERS (EUA/2020)
Curta-metragem dirigido por Free e Martin Desmond Roe que retrata as mortes de negros americanos durante encontros com a polícia através dos olhos de um personagem preso em um loop temporal que continua terminando em sua morte. Obra ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem em Live Action no 93º Oscar.

Documentário

FEMINICÍDIO: MINHA LIBERDADE É MINHA MÃE (BRASIL, 2021)
Perder a mãe vítima de um crime bárbaro é terrível. E quando o autor do crime é seu próprio pai? Documentário de Sara Stopazzoli conta a história de Larissa Paixão, cuja mãe, Valdicea Paixão, foi assassinada em 2017 pelo homem com quem era casada há 20 anos.

Filme

NÃO OLHE PARA CIMA (EUA/2021)
Dois astrônomos descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra e partem em um tour midiático para alertar a humanidade. Só que ninguém parece dar muita bola. Direção: Adam McKay