MENU

Interagindo: Sugestões de livros, filmes, vídeo, sites e blogs

Publicado: 07 Março, 2017 - 11h38

Escrito por: CNTE

Sugestões de livros

MEU CORPO NÃO É SEU - DESVENDANDO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
» Divulga pesquisa do IPEA de 2014 que trouxe dados chocantes sobre a percepção da população do país diante da violência sexual contra a mulher. Autor: Think Olga - Companhia das Letras, 2014.

MULHERES, RAÇA E CLASSE » Fundamental para se entender as nuances das opressões, o livro trata da escravidão e de seus efeitos, da forma pela qual a mulher negra foi desumanizada, e nos dá a dimensão da centralidade da questão racial. Além disso, a autora mostra o quanto é preciso considerar a intersecção de raça, classe e gênero para possibilitar um novo modelo de sociedade. Autora: Angela Davis - Boitempo, 2016.

#MEUAMIGOSECRETO » Primeiro título da Coleção Hashtag, o livro dá continuidade aos debates sobre feminismo do mundo virtual e reúne artigos inéditos de integrantes do coletivo Não Me Kahlo, todos ligados por um objetivo em comum: a desconstrução do machismo. Autoras: Coletivo Não me Kahlo - Edições de Janeiro, 2016.

A GUERRA NÃO TEM ROSTO DE MULHER » Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, sem que as histórias delas fossem contadas. Neste livro, as vozes dessas mulheres ressoam de forma angustiante, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte. Autora: Svetlana Aleksiévitch - Companhia da Letras, 2016.

Sugestões de filmes

AQUARIUS » (Brasil, 2016, 2h25min.) Sonia Braga interpreta Clara, uma mulher em conflito com uma construtora que quer demolir o prédio onde ela mora. Ela se recusa a vender seu imóvel e não cede às intimidações e ameaças, mesmo que para isso seja taxada de louca, de velha chata ou barraqueira.

AMOR POR DIREITO » (EUA, 2016, 1h 44min.) Laurel Hester (Julianne Moore) e Stacie Andree (Ellen Page) estão em um relacionamento sério. Porém, Laurel é diagnosticada com câncer terminal. A história aborda a luta para que Stacie receba os benefícios da pensão após a sua morte, só que as autoridades se recusam a reconhecer a relação homoafetiva.

FILHA DA ÍNDIA » (Reino Unido e Índia, 2015, 1h03min.) Em dezembro de 2012, um grupo de seis homens estupra a estudante de medicina Jyoti Singhe, de 23 anos, em um ônibus, em Nova Déli. Dias depois ela morre no hospital por graves ferimentos internos. O documentário da diretora britânica Leslie Udwin aborda a história, as vidas e as mentalidades
dos estupradores a quem a cineasta teve acesso, provocando uma reflexão sobre a sociedade.

Sugestão de vídeo

DOCUMENTÁRIO – NETFLIX: A MÁSCARA EM QUE VOCÊ VIVE (EUA, 2015) »
“Isso é coisa de menina”, “Homem não chora!”. Os homens ouvem isso ao longo da infância e adolescência, mas quais as consequências desse tipo de educação? Neste documentário, a diretora Jennifer Siebel Newsom mostra como a ideia do macho dominante afeta psicologicamente crianças, jovens e, no futuro, adultos nos Estados Unidos.

Sugestões de sites e blogs

ENTRANHAS: PRODUÇÃO FEMININA DE ESQUERDA » O portal Entranhas abriga análises políticas escritas apenas por mulheres que expressam seus pontos de vista a partir da esquerda . O objetivo é estimular e fortalecer a visão das mulheres neste movimento. (www.entranhas.org)

MULHER NO CINEMA » O portal divulga e discute o trabalho das profissionais da indústria cinematográfica nacional e estrangeira. O objetivo é tanto dar voz às mulheres que fazem cinema quanto colocar o público em contato com o trabalho delas. (mulhernocinema.com) 

>> Acesse o arquivo completo em PDF da revista Mátria 2017