“Juventude que Muda a Educação Pública”: conheça os vencedores do concurso
Iniciativas de Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba e Paraná foram as que mais se detacaram na segunda edição
Publicado: 06 Janeiro, 2025 - 15h06 | Última modificação: 06 Janeiro, 2025 - 15h37
Escrito por: Redação CNTE | Editado por: Redação CNTE
A comissão do Concurso Juventude que Muda a Educação Pública da CNTE divulgou, nesta segunda-feira (6), os trabalhos mais bem avaliados e que serão apresentados no Encontro Pré-Congressual da Juventude da CNTE, em 2025.
Os cinco projetos vencedores são: “Cine EducAlimentação”, de Águas Lindas de Goiás (GO); “Educação para a Democracia: a prática de assembleias escolares”, de Contagem (MG); “Laboratório Experimental da Negritude: potencializando uma educação artístico-cultural e antirracista para o êxito escolar”, de João Pessoa (PB); “Clube de teatro Melodrama”, de Jundiaí do Sul (PR); e “Apresente-se: Diálogos audiovisuais de iniciação ao estudo da Língua Francesa”, de Macapá (AP).
O concurso, que está em sua segunda edição, tem como objetivo promover e reconhecer cinco ações emancipadoras, uma de cada região do Brasil, realizadas por trabalhadores jovens das escolas municipais ou estaduais, com idade entre 18 e 35 anos.
As iniciativas selecionadas foram as que mais se destacaram nos critérios estabelecidos para o Concurso: respeito aos Direitos Humanos, elaboração autoral, vinculação à pedagogia Freireana, impacto social, fortalecimento da democracia e da cidadania, tempo de execução e número de beneficiados.
Segundo o coordenador do Coletivo da Juventude, da CNTE, Luiz Felipe Krehan, a devolutiva dos avaliadores foi muito positiva, com projetos de alta qualidade.“Percebemos que muitos jovens que entram na educação pública com muita vontade de transformar a sociedade, de melhorar a educação”.
Bruno Vital, que também coordena o Coletivo da Juventude, comemora o segundo ano de realização do concurso. “É uma oportunidade de valorizar ações práticas da pedagogia freireana. São boas ideias apresentadas por jovens de todo o Brasil”, afirma.
Saiba quem são os autores dos projetos:
CENTRO OESTE
Nome: Camila Beatriz Faria
Idade: 28
Escola Estadual Maria do Carmo Lima
Projeto: Cine EducAlimentação
Município: Águas Lindas de Goiás (GO)
NORDESTE
Nome: Iago José Lima de Melo
Idade: 31 anos
Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Pedro Anísio
Projeto: Laboratório Experimental da Negritude: potencializando uma educação artístico-cultural e antirracista para o êxito escolar.
Município: João Pessoa (PB)
NORTE
Nome: Osvaldino dos Santos Silva
Idade: 35 anos
Escola Benevenuto Soares Rodrigues
Projeto: Apresente-se: Diálogos audiovisuais de iniciação ao estudo da Língua Francesa
Município: Macapá (AP)
SUDESTE
Nome: Vitor Paulo Azevedo de Araújo
Idade: 27 anos
Escola Escola Municipal José Silvino Diniz
Projeto: Educação para a Democracia: a prática de assembleias escolares
Município: Contagem (MG)
SUL
Nome: Paola Teresa Bertin
Idade: 25 anos
Escola Colégio Estadual Nicanor Bueno Mendes
Projeto: Clube de teatro Melodrama
Município: Jundiaí do Sul (PR)