MS: FETEMS e SED debatem questões como concurso Público e planejamento online
Na manhã desta quinta-feira (16) a direção da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) se reuniu com a secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Nilene Badeca, para debater questões ligadas ao planejamento online, concurso público e coordenadores pedagógicos.Na avaliação do presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a reunião teve...
Publicado: 17 Agosto, 2012 - 14h15
Escrito por: CNTE

Na manhã desta quinta-feira (16) a direção da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) se reuniu com a secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Nilene Badeca, para debater questões ligadas ao planejamento online, concurso público e coordenadores pedagógicos.
Na avaliação do presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a reunião teve avanços significativos. "Conseguimos algumas alterações importantes no planejamento online, ficamos com uma perspectiva de escolha de qual o melhor espaço de tempo para planejar se quinze ou trinta dias, quanto à questão dos coordenadores pedagógicos a secretária vai realizar um levantamento dessa situação e nós vamos acompanhar e sobre o concurso público ficou definido que os membros da SED vão debater com o governador e agendar uma reunião conosco" ressaltou.
Planejamento Online
Ficou firmado entre a FETEMS e a SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) um período para que os professores da rede estadual de ensino se adaptem ao planejamento online proposto pelo Governo do Estado e neste tempo, que será o quarto bimestre de aulas deste ano, ele será realizado mensalmente.
De acordo com o presidente da FETEMS a ideia é traçar um parâmetro que possibilite a definição de qual é o melhor método para desenvolver o planejamento: quinzenal ou mensal. "A nossa proposta foi acatada pelo superintendente de políticas para a educação da SED, Roberval Ângelo Furtado. Ele também sugeriu que haja uma votação no próprio sistema do planejamento online da Secretaria, para que os professores escolham qual o período mais adequado para o planejamento e ficou estabelecido que no dia 10 de dezembro esta votação será realizada", afirma.
Os membros da comissão da Federação também ressaltaram na reunião a necessidade da SED implantar no sistema de planejamento informatizado um espaço para o registro de ocorrências, como por exemplo, a possível lentidão de conexão na internet, problemas de energia elétrica, falta de infraestrutura e outras interferências que possam ocorrer e prejudicar o trabalho do professor.
Na ocasião a FETEMS deixou claro que não é contrária ao planejamento online, mas exige ajustes na metodologia. "Não somos contra o planejamento de forma alguma, mas é preciso que a categoria seja ouvida para que sejam realizados alguns acertos nesse método e que essa questão se resolva o mais rápido possível de uma maneira que este sistema não prejudique o dia-a-dia dos professores e venha somar com a qualidade da educação pública", destacou Roberto Magno.
Também foi enfatizado pela comissão da FETEMS a necessidade da implantação de 1/3 de hora-atividade para o planejamento de aulas na rede estadual de ensino. Que o movimento sindical da educação espera que o Governo do Estado cumpra a decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e conceda este direito a partir do ano letivo de 2013.
Coordenadores Pedagógicos
Sobre os coordenadores pedagógicos, a secretária de Educação recebeu das mãos do presidente da FETEMS, um documento assinado pela Federação e pelos 71 SIMTED's (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) afiliados a entidade, com o posicionamento da categoria.
No documento o movimento sindical da educação de MS denuncia a ilegalidade por parte da SED em lotar na função de coordenador pedagógico servidores convocados, sendo que a legislação só permite a convocação de professores para sala de aula. Além disso, o documento ressalta que o movimento defende que os coordenadores de área sejam professores efetivos e que a FETEMS reivindica desde o ano de 2005 que o Governo do Estado realize concurso público para professores coordenadores.
Concurso Público
Em relação à realização de Concurso Público para professor da rede estadual de ensino a secretária de Educação garantiu que ele irá acontecer conforme o que havia sido estabelecido em acordo com a FETEMS em 2011. Além disso, os representantes da SED se comprometeram a agendar uma reunião entre o governador, André Puccinelli, membros da Secretaria de Administração e comissão da FETEMS para debater reivindicações do movimento como o aumento do número de vagas ofertadas no concurso do magistério, alterações na prova que foi realizada no concurso passado e a realização de um concurso específico na área de professor coordenador.
Além do presidente da FETEMS, a comissão de negociação que participou da reunião é formada pelo presidente do SIMTED de Dourados, professor João Vanderley de Azevedo, a secretária geral da FETEMS, Deumeires Batista, a presidenta do Sintede de Três Lagoas, Maria Aparecida Diogo, a secretária dos Especialistas e Coordenadores Pedagógicos da FETEMS, Sueli Veiga Melo e o secretário de Finanças da Federação, professor Jaime Teixeira.
(FETEMS 17/08/12)