MENU

[MT] Empossada a nova diretoria do Sintep-MT para o triênio 2022-2025

 A Chapa vencedora é composta por 47 membros, entre presidente e vice-presidente, além de titulares e adjuntos das 15 secretarias executivas, mais 15 diretores dos polos regionais.O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso realizou ontem (29/06) a 26ª cerimônia de posse da diretoria sindical, no dia do aniversário de fundação da entidade. A chapa Unid...

Publicado: 01 Julho, 2022 - 10h45

Escrito por: CNTE

notice

 

A Chapa vencedora é composta por 47 membros, entre presidente e vice-presidente, além de titulares e adjuntos das 15 secretarias executivas, mais 15 diretores dos polos regionais.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso realizou ontem (29/06) a 26ª cerimônia de posse da diretoria sindical, no dia do aniversário de fundação da entidade. A chapa Unidade, Participação e Luta: “Para Valer Nossos Direitos”, reelegeu o presidente Valdeir Pereira e a nova vice-presidente, Leliane Cristina Borges, para a gestão 2022-2025.

A solenidade, na sede central do sindicato, em Cuiabá, foi realizada no sistema hibrido (virtual e presencial). Após a posse o novo presidente elegeu e empossou também o Conselho Fiscal da entidade, composto por quatro integrantes.

Em seu discurso Valdeir Pereira lembrou da dirigente, que compunha a chapa, mas infelizmente faleceu recentemente, com o filho, em acidente com o ônibus na volta para casa, após atividade sindical, professora Sidinei Cardoso. Também fez memória aos companheiros Júlio César Viana e Jocilene Barboza, também mortos em acidente de carro, em trabalho sindical. Ambos compuseram a chapa que encerra mandato neste 29 de junho de 2022.

Desafios

O presidente citou a necessidade de mudança na política do país e do estado em 2022, com o ingresso de governantes progressistas, que retomam o olhar para direitos da classe trabalhadora e para uma Educação Pública que dê acesso e permanência de todos a uma formação com qualidade. Valdeir fez a defesa da retomada das políticas de valorização salarial da categoria e o fim do confisco das aposentadorias. “Teremos que buscar a disposição de todos e todas para vencermos os desafios”, destacou.

A nova vice-presidente Leliane Borges destacou a importância das mulheres ocuparem espaços de poder. “Construiremos todas nós, mulheres de luta, essa democracia com homens e mulheres lado a lado, fazendo a resistência e avançando nas conquistas”, disse.

Participaram da solenidade representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), Associação Mato-Grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), membros do Fórum Sindical de Mato Grosso; e profissionais da base sindical que acompanharam virtualmente a cerimônia. No próximo dia 2 de julho, o Sintep-MT realizará uma grande festa na sede da entidade, em comemoração ao aniversário de 57 anos de fundação.

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT - https://shre.ink/feV

Quem são os novos dirigentes que encabeçarão o Sintep-MT na gestão 2022-2025

O professor Valdeir Pereira, ingressou na militância sindical a partir de Sinop, onde foi presidente da subsede do Sintep no município, e depois, diretor regional do Nortão III – Vale do Teles Pires. Formado em Letras, efetivo da rede municipal de Sinop, assumiu a gestão estadual do Sintep-MT, como vice-presidente, em 2018. Passou a ocupar a presidência do Sindicato após a perda fatal da então presidente Jocilene Barboza dos Santos, em dezembro de 2018.

Valdeir teve o batismo presidencial de uma forma abrupta, tendo que reorganizar a rotina profissional e familiar, com a mudança parcial para Cuiabá. Politicamente, enfrentou tempos de novos retrocessos para a Educação Pública, tanto do governo federal, como estadual. Foram ataques como; redução de verbas federais (Emenda Constitucional nº 95, federal, e nº 81 estadual) para a educação; Reforma da Previdência; congelamento de direitos RGA, suspensão da Lei 510/2013, ataques aos direitos da carreira, e outras medidas de desmonte.

Foi também um período histórico desafiador, talvez o mais trágico desse século em virtude da pandemia da Covid-19, uma catástrofe na saúde mundial. Os anos de 2020 e 2021 exigiram da luta sindical uma adaptação, impondo novas formas de organização e mobilização.

Para enfrentar os desafios do próximo triênio, o presidente Valdeir Pereira terá ao seu lado a professora Leliane Borges. “Mulher, negra, nordestina, quilombola e filha da mãe”, assim se identifica a atual vice-presidente do Sintep-MT. A frase, mais do que um perfil, revela os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória para vencer preconceitos e barreiras sociais.

A maranhense, de Viana, quilombo do Timbó, iniciou a carreira na rede estadual em 1996. Formada em “boatemática” como descreve o curso de Matemática, num enfrentamento a mais ao preconceito de senso comum, referindo-se à disciplina.

Leliane teve atuação na direção da subsede do Sintep-MT de Várzea Grande, milita no sindicato desde 2011. Sua representatividade dentro da gestão estadual marcará não apenas a luta coletiva, mas assegura um espaço de ação para as educadoras, que como ela carregam o estigma das minorias.

(Sintep/MT, 30/06/2022)