MENU

Nota de pesar pelo falecimento da companheira Ângela Melo

“Quem passa pela vida e não tem nenhum horizonte definido, nenhum ideal pelo qual possa e queira lutar, está sujeito à mediocridade” Apolônio de Carvalho

Publicado: 09 Outubro, 2023 - 16h03

Escrito por: CNTE

notice

 

Os/as educadores/as brasileiros/as amanheceram na sexta-feira, dia 6 de outubro, consternados/as com a triste notícia do falecimento da companheira Ângela Melo, atualmente ocupando a função pública de vereadora da cidade de Aracaju pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Compondo a classe dessas militantes imprescindíveis a que o filósofo Bertold Brecht se referiu, a Professora Ângela sempre esteve indissociavelmente ligada e vinculada às lutas sociais e de esquerda de nosso país e de seu Estado natal.

Ex-Presidenta e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe – SINTESE, a Professora Ângela também foi uma exímia e dedicada militante na construção e organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Quando decidiu assumir a tarefa de entrar para a vida pública, nunca se iludiu e tampouco se deslumbrou com o poder a ela conferido. O exercício de seu mandato popular de vereadora era só mais um serviço prestado à luta que sempre serviu.

Defensora intransigente da educação pública, Professora Ângela também assumiu a pauta em defesa das questões de gênero e da luta por moradia em Aracaju. Formada em História, sabia bem que os tempos de barbárie a que estamos submetidos faziam e fazem parte de um quadro temporal passageiro e que, inexorável como o tempo, o futuro socialista de bonanças nos aguarda logo ali à frente.

Reunidos em Brasília durante os dias 05 e 06 de outubro, educadores/as de todo o Brasil, quando da realização do Conselho Nacional de Entidades da CNTE, fazem das palavras dessa singela homenagem um eco de todos os/as lutadores/as e militantes da educação pública brasileira. Seu exemplo de luta e integridade serão inspiração para a continuidade de nossa luta, companheira Ângela Melo!

Professora Ângela, presente!

Professora Ângela, presente!

Hoje e sempre!!!