MENU

Número de eleitores aptos com ensino médio completo bate recorde em 2024

Para o secretário de Assuntos Municipais da CNTE, Cleiton Gomes da Silva, as eleições são cruciais para escolher prefeitos e vereadores que estejam comprometidos com a educação

Publicado: 23 Julho, 2024 - 14h58 | Última modificação: 23 Julho, 2024 - 15h06

Escrito por: Redação CNTE

Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
notice

As eleições municipais de 2024 já contam com um recorde de eleitores com ensino médio completo. Desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a compilar esses dados, em 2014, esse é o maior número já registrado de pessoas aptas a votarem com a escolaridade completa.

São 67.280.984 brasileiros com a última etapa do ensino básico concluída que irão votar para prefeitos/as e vereadores/as nos municípios brasileiros. O número representa pouco mais de 43% do eleitorado do país, segundo os dados divulgados pela corte.

  •  42,15 milhões declararam ter concluído o ensino médio;
  •  8,37 milhões declararam ter o ensino superior incompleto;
  • 16,75 milhões declararam ter concluído o ensino superior.

O número supera o maior registro histórico obtido nas eleições de 2022. Na ocasião, foram 58,2 milhões de eleitores com ensino médio completo aptos a votar. O equivalente a 43,41% do eleitorado brasileiro- não ocorreu aumento neste patamar.

Bancada da educação 

Conforme definido no Conselho Nacional de Entidades da CNTE, uma das metas de luta do segundo semestre de 2024 é conseguir colocar na gestão dos municípios aqueles/as que estão alinhados às pautas de defesa da educação pública e aos direitos dos/as trabalhadores/as da educação.

“Temos que comprometer os pré-candidatos e candidatas dos municípios que têm a pauta voltada para a educação, para o pagamento do piso e para a valorização da carreira de todos os profissionais de educação. É de suma importância a participação de todos em buscar voto no/a prefeito/a e no/a vereador/a que esteja, de fato, comprometido/a com a educação pública”, salienta o secretário de Assuntos Municipais da CNTE, Cleiton Gomes da Silva.