MENU

O ataque à educação em Correntina/BA faz parte de uma ação coordenada da gestão municipal da cidade e constará em denúncia inte...

Publicado: 21 Novembro, 2023 - 15h19

Escrito por: CNTE

notice

 

 Foto: Prefeitura de Correntina (BA)

O prefeito Maguila (PCdoB) conduz a gestão municipal de Correntina/BA propagando e impondo um profundo ódio aos/às educadores/as da cidade. Não é de hoje que denúncias contra as práticas antissindicais desse prefeito são feitas. E pior que, agora, não se circunscrevem apenas mais às suas ações enquanto gestor maior da cidade ou àquela que faz a gestão da Secretaria Municipal de Educação. Em maio desse ano, certamente contaminados pelo discurso do próprio Prefeito, até o Secretário de Agricultura da cidade se arvorou a atacar os/as professores/as, acusando-os/as de não prestarem um bom trabalho à cidade, a partir do índice auferido pelo IDEB.

Ora, eles creem que o povo não tem inteligência para perceber que a vitimização das vítimas dos ataques à educação é percebida por todos/as. A última do prefeito Maguila é tentar passar a imagem para a população de que, agora, depois do congelamento salarial imposto à categoria desde 2020, a Prefeitura estaria concedendo um ótimo reajuste salarial aos/às profissionais do magistério municipal. A Prefeitura fez agora, em outubro de 2023, a concessão de um reajuste de 15%, em percentual muito menor ao valor devido à categoria, e que sequer foi incorporado na remuneração dos/as trabalhadores/as.

Diante do recorrente desrespeito a uma legislação federal, bem como ao próprio Estatuto do Magistério da cidade (que é o plano de carreira da categoria), a gestão municipal de Correntina, representada por seu gestor municipal, o senhor Prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila), entrará no rol de casos denunciados junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) por práticas e ações antissindicais. Em lista produzida todos os anos pela representação dos/as trabalhadores/as naquele organismo internacional, o caso da perseguição imposta ao SINDTEC e a seus/uas trabalhadores/as por ele representados/as constará nessa lista nesse ano.

 

Brasília, 21 de novembro de 2023

Direção Executiva da CNTE