O Brasil se soma à luta por Justiça Completa no julgamento da Causa Fuentealba II
Isso não terminou! Nos falta um professor!
Publicado: 10 Março, 2023 - 15h55
Escrito por: CNTE

Foto: CTERA/Argentina
Isso não terminou! Nos falta um professor!
Educadores brasileiros se somam em solidariedade e clamor por justiça no caso do companheiro Carlos Fuentealba, que terá agora outra fase do julgamento de sua morte para apurar a responsabilidade da cúpula da polícia assassina que, em uma ação brutal de muita violência, há 16 anos, matou um professor e lutador social. O maior legado que o povo argentino deixa ao mundo, e em especial a todos nós latino-americanos, é sem dúvida a sua capacidade de cultivar memória. Essa postura política não nos prende ao passado, mas definitivamente nos guia a um futuro melhor.
Como nos ensinam as mães e avós da Praça de Maio, nosso desafio permanente é nunca esquecer e nem perdoar, mas gerar memória social para que as atrocidades das tiranias nunca mais voltem a acontecer. E é justamente isso que nossas entidades de representação sindical começaram a fazer a 16 anos atrás, quando Fuentealba foi brutalmente assassinado. Desde a ATEN na província de Neuquén, até a Internacional a Educação em Bruxelas, passando pelas nossas entidades nacionais, como a CTERA e a CNTE no Brasil, todos ficaram consternados com a truculência do crime e desde então nunca mais pararam de parir.
Estamos atentos, desde o Brasil, ao julgamento da Causa Fuentealba II e nos somamos em solidariedade a essa luta por justiça! Todo apoio solidário aos lutadores sociais da Argentina e de todo o mundo! Nosso abraço aos familiares e, em especial a Sandra, que não deixou nunca de lutar pela apuração completa do assassinato de seu companheiro! Exigimos, sim, Justiça Completa pela morte de Carlos Fuentealba!
Brasília, 10 de março de 2023
Direção Executiva da CNTE