MENU

Pautas salariais unificam educadores(as) aposentados(as) no Paraná

Calendário de 2025 reúne protestos, formação e momentos de lazer.

Publicado: 02 Outubro, 2025 - 17h35

Escrito por: APP | Editado por: APP

notice

Mobilização, formação e diversão animam o dia-a-dia dos educadores aposentados filiados à APP-Sindicato. O reajuste salarial da data-base e o fim do desconto previdenciário de 14% são as principais lutas de 2025. 

Essas pautas foram tema de mobilização em Curitiba no dia 3 de junho deste ano, quando aposentados(as) de todo o Paraná se reuniram na Assembleia Legislativa para denunciar o abandono e a política perversa do governo Ratinho Jr com servidores(as) que dedicaram suas vidas ao serviço público.

Desde 2017, o governo estadual se recusa a conceder a reposição da inflação, único mecanismo que garante reajuste salarial a todos os aposentados, que acumulam perdas  de 47%. O fim do confisco previdenciário também unifica a luta dos aposentados. O objetivo é derrubar o desconto de 14% para quem recebe abaixo do teto do INSS (R$8.157,41). 

A organização é fundamental para avançar nas conquistas da categoria. Pensando nisso, a Secretaria de Aposentados da APP preparou reuniões nas cinco macrorregionais do Paraná. “Nesses encontros, além da confraternização, discutimos ideias, fizemos aprendizados, trazendo palestras sobre temas como etarismo, violência, socialização e cuidados de saúde”, relata a secretária de Aposentados da APP, Maria Adelaide Mazza Correia.

Em parceria com a Celepar - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a Secretaria de Aposentados ofereceu neste ano mais uma rodada do curso de Inclusão Digital nos diversos Núcleos Sindicais. “É um projeto de longo prazo e terá continuidade pelos próximos anos”, antecipa Adelaide. 

Os(as) paranaenses marcaram presença na Marcha dos Aposentados em Brasília, no dia 29 de abril de 2025, com a mesma dedicação e garra com que se bateram contra o projeto de terceirização de escolas implantado pelo governo do Paraná, sempre em defesa da escola pública de qualidade. 

Em fevereiro deste ano, os aposentados do Paraná marcaram presença em Bento Gonçalves (RS), onde participaram do Encontro Nacional de Aposentados(as) da CNTE, que teve o tema “Previdência Justa para uma Vida Digna”. Em abril, eles estiveram nas ruas de Curitiba para lembrar os Dez Anos do Massacre do Centro Cívico - servidores(as) se manifestavam em 2015 quando foram atacados(as) com bombas e balas de borracha pela Polícia Militar.

Para recarregar as baterias, os diversos coletivos de aposentados estiveram por seis dias nas colônias de praia em Guaratuba e Itapoá, onde, além da formação, tiveram diversão e congraçamento.