MENU

PE: Instalação reprovada

Sem aulas desde o dia 20 de julho, quando as salas da Escola Estadual Irmã Magna, em Nova Descoberta, foram interditadas por apresentar rachaduras e infiltrações, os 800 alunos da unidade foram informados, sexta-feira, que serão instalados, provisoriamente, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Marretão), a cerca de 800 metros de distância do antigo end...

Publicado: 11 Agosto, 2011 - 17h20

Escrito por: CNTE

Sem aulas desde o dia 20 de julho, quando as salas da Escola Estadual Irmã Magna, em Nova Descoberta, foram interditadas por apresentar rachaduras e infiltrações, os 800 alunos da unidade foram informados, sexta-feira, que serão instalados, provisoriamente, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Marretão), a cerca de 800 metros de distância do antigo endereço. A notícia não foi bem recebida pelos pais.

A queixa não é contra a estrutura, embora o local se assemelhe a um galpão. O problema é que as crianças pequenas vão ter que andar mais até um lugar ermo, cercado por terrenos baldios. Mães alegam que, se já ocorrem cenas de violência diante da escola, localizada em área mais habitada, que dirá ali. Na verdade, a indignação de todos é causada pelo fato de, só agora, a Secretaria de Educação ter resolvido atacar um problema antigo. Em sua defesa, a SE alega que as rachaduras foram causadas por uma obra da Prefeitura do Recife, que usou máquinas pesadas para demolir imóveis no entorno da unidade em junho. Mas a comunidade afirma que convive com essas fissuras há anos.

Como o prédio da escola é uma casa adaptada que não pertence ao Estado, não seria o caso de a secretaria aproveitar o ensejo e adquirir um terreno próximo para construir uma sede própria? Sem dúvida, e educação merece esse investimento. (SINTEPE)