MENU

[PE] SINPROJA destaca lutas e conquistas da educação pública municipal

Publicado: 27 Março, 2025 - 09h54

Escrito por: Henrique Lima / SINPROJA | Editado por: Henrique Lima / SINPROJA

Alesandro Vitor / SINPROJA
notice

O SINPROJA participou, na noite da última terça-feira (25), da Jornada "A Escola Pública: Múltiplos Olhares", promovida pela Cátedra Paulo Freire da UFPE e pelo Centro de Educação da UFPE. O objetivo do encontro foi inserir a escola pública em uma agenda comum de debate, destacando sua importância histórica e social como espaço fundamental para a efetivação do direito à Educação.

A presidenta do SINPROJA, Séphora Freitas, integrou uma Mesa de Diálogo e trouxe a perspectiva da escola pública municipal, abordando não apenas os desafios diários enfrentados pela categoria, que chegam ao sindicato por meio da base ou durante as visitas do SINPROJA às unidades de ensino, mas também as conquistas obtidas ao longo dos 32 anos de luta da entidade, como frutos da mobilização de sua base.

Durante sua fala, Séphora destacou as lutas do SINPROJA junto à CNTE e à CUT, em nível nacional, como a valorização profissional, com o pagamento do piso salarial para toda a categoria, e as condições de trabalho para docentes e demais trabalhadores em Educação. “Falamos da nossa experiência em Jaboatão, das condições precárias de trabalho e da falta de infraestrutura nas nossas escolas. Também ressaltamos a luta pelo concurso público, uma reivindicação histórica do SINPROJA, não só para os(as) professores(as), mas também para os(as) trabalhadores(as) do GOAAM”, afirmou Séphora.

A participação do SINPROJA também enfatizou a importância de uma gestão pública escolar democrática, livre de imposições, meritocracia e mercantilização da Educação. A presidenta ainda destacou a posição do sindicato contra o conservadorismo e o assédio moral nas escolas.

Por fim, a mesa de diálogo abordou temas como a defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), a Campanha Salarial Educacional 2025, que foca nas questões estruturais das escolas, e o compromisso da categoria em continuar lutando por uma Educação de qualidade, apesar das adversidades.

“Nossa categoria não se curva diante das dificuldades. Nossos(as) profissionais fazem o possível para ensinar, muitas vezes usando recursos próprios para garantir aulas de qualidade. Nos orgulhamos de contar com trabalhadores(as) tão dedicados(as) e competentes em nossa base, e foi isso que compartilhamos na Jornada ‘A Escola Pública: Múltiplos Olhares’”, concluiu Séphora Freitas.