MENU

[PE] Sintepe rejeita proposta de reajuste e promete mobilizações em todo o estado

Sindicato pede a aplicação do índice de 6,27% para todos os servidores

Publicado: 31 Março, 2025 - 08h58 | Última modificação: 31 Março, 2025 - 09h20

Escrito por: Weslly Gomes | Editado por: Weslly Gomes

Foto: Pericles Chagas/Sintepe
notice
Assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco

Nesta sexta-feira (28), servidores da educação pública estadual se reuniram no Teatro da Boa Vista para a assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Durante o encontro, a categoria rejeitou a proposta de reajuste apresentada pelo Governo do Estado, na mesa de negociação realizada no dia 26 de março. O Sintepe e suas mobilizações têm pressionado o Governo a melhorar as condições salariais e de trabalho dos profissionais da educação.

Proposta de reajuste do Governo

O Governo sugeriu um reajuste de 6,27% para os professores, com a aplicação a partir de janeiro para os que ganham abaixo do piso e a partir de setembro para os que recebem mais. Para analistas e administrativos, o reajuste seria de 4,9%, também com início em setembro. No entanto, os trabalhadores rejeitaram ambas as propostas.

Exigências do Sintepe

O Sintepe pede a aplicação do índice de 6,27% para todos os servidores da educação, sem distinção entre os cargos. Além disso, o sindicato solicita um aumento de 50% para professores com formação superior, considerando que o piso nacional do magistério se aplica apenas a professores com nível médio.

“Primeiro, não aceitamos reajustes diferenciados entre professores, analistas e administrativos. Nossa categoria é uma só. Também alertamos o governo que o achatamento da carreira está insustentável e que é preciso a aplicação de um índice maior para trabalhadores em educação que têm licenciatura, especialização, mestrado e doutorado, visto que o Piso Nacional do Magistério é para quem cursou até o normal médio”, disse Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.

Ações futuras – Sintepe promete mobilizações

A próxima rodada de negociações entre o Sintepe e o Governo do Estado ocorrerá no dia 15 de abril. Até lá, o sindicato promete intensificar as mobilizações e os protestos em todo o estado. A principal pauta será a valorização dos profissionais da educação, com ênfase na revisão da proposta de reajuste salarial.