PR: APP terá novo ciclo de Formação, o Programa de formação da APP-Sindicato já
A Secretaria de Formação da APP-Sindicato concluiu em 2009 um ciclo do Programa de Formação da APP-Sindicato, que realizou em conjunto com a CNTE e a UFPR. Este Programa certificou 6.190 educadoras e educadores de todo o Estado.No último dia 5 de março, a Secretaria de Formação realizou o Seminário Estadual "As relações entre política, vida e trabalho na escola: papel e vínc...
Publicado: 15 Março, 2010 - 09h09
Escrito por: CNTE
A Secretaria de Formação da APP-Sindicato concluiu em 2009 um ciclo do Programa de Formação da APP-Sindicato, que realizou em conjunto com a CNTE e a UFPR. Este Programa certificou 6.190 educadoras e educadores de todo o Estado.
No último dia 5 de março, a Secretaria de Formação realizou o Seminário Estadual "As relações entre política, vida e trabalho na escola: papel e vínculos da universidade e do sindicato" para encerrar esse período e reabrir um novo ciclo para os próximos 3 anos (2010/12).
Confira abaixo o novo Programa de Formação da APP-Sindicato/UFPR.
O Programa Estadual de Formação abrange 3 projetos:
PROJETO I - CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICO-SINDICAL -
Objetivos :Realizar um amplo processo de formação a partir da práxis pedagógica concreta e das contribuições acadêmicas sobre a realidade da Escola Pública e os desafios postos para as educadoras e os educadores.
Participar das Conferências Regionais e Estadual de Educação da APP-Sindicato para o debate da escola que queremos.
Participar do desenvolvimento da Campanha de Sindicalização 2010.
Duração :03 anos - 2010/2012.
Participantes : Professoras/es de Funcionárias/es de Escolas das redes Estadual e Municipais do Paraná, sindicalizadas/os na APP-Sindicato e funcionárias/os da APP-Sindicato.
Convidadas/os de outros Sindicatos e Movimentos organizados que tenham afinidade com os princípios que a APP-Sindicato defende.
Turma Estadual
01 Turma Estadual com representação dos Núcleos Sindicais.
Turmas Regionais
Turmas Regionais em todos os Núcleos Sindicais.
Carga horária do Curso e Etapas
03 etapas
Turma Estadual: 80h presenciais e 20h não presenciais = 100h (8h presenciais serão nas Conferências Estadual e/ou Regionais de Educação.
Turmas Regionais: 68h presenciais e 32h não presenciais = 100h (8h presenciais serão nas Conferências Regionais de Educação).
Certificação
UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Requisitos básicos para participação
Ser sindicalizada/o e estar em dia com a contribuição sindical na APP-Sindicato e/ou no sindicato que representa.
Ano 2010 - EIXO I
Como funciona a sociedade? Como funciona a escola?
Etapa I
Tema: Como funciona a sociedade? Como funciona a escola?
Retomada das principais categorias marxistas estudadas nos três últimos anos. A origem da escola no contexto da revolução francesa. A escola tradicional. A escola como espaço de contradição.
Turmas Regionais - 2ª quinzena de abril a 1ª quinzena de junho.
Etapa II
Tema: Tendências pedagógicas e a construção dos/as trabalhadores/as em educação. Diferenças entre a escola tradicional e a escola nova. Transição entre essas escolas. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932).
Turmas Regionais: final de junho a outubro.
Etapa III
Tema: Pedagogias críticas e o projeto de educação para o próximo período Contexto histórico do surgimento das pedagogias críticas; quais são. Resultado da Conferência de Educação da APP e a perspectiva para a educação no governo recém eleito.
Turmas Regionais: novembro a dezembro
PROJETO II - CURSO DE FORMAÇÃO PARA REPRESENTANTES DE ESCOLAS E DE MUNICÍPIOS -
Objetivos: Efetivar e avançar no debate acerca do direito dos/as trabalhadores/as; a democratização das relações de trabalho; consolidar a "ponte" entre o sindicato e a base; fazer a efetivação dos encaminhamentos sindicais nos locais de trabalho; interferir no processo de trabalho e na disputa de projeto na sociedade.
Participar do desenvolvimento da campanha de sindicalização 2010.
Fortalecer e/ou consolidar os Conselhos Regionais da APP-Sindicato.
Duração : 03 anos - 2010/2012
Participantes : Representantes de Município, Representantes de Escolas eleitos/as entre seus pares, Comissões de Negociação de Municipais filiados à APP-Sindicato, Diretorias Regionais e Representantes de Base junto ao Conselho Estadual e funcionários/as da APP-Sindicato.
Turmas Regionais
Serão organizadas Turmas em todos os Núcleos Sindicais.
Carga horária : 03 etapas
48h (32h presenciais e 16h não presenciais).
Certificação: UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Requisitos básicos para participação : Ser sindicalizada/o e estar em dia com a contribuição sindical na APP-Sindicato e/ou no sindicato que representa.
PROJETO III - CURSO DE FORMAÇÃO EM GÊNERO, ETNIA E DIVERSIDADE SEXUAL NAS ESCOLAS -
Objetivo: Consolidar o Projeto de Formação acerca das relações de gênero, etnicorraciais e diversidade sexual, com aprofundamento teórico acerca das temáticas. A superação dos estereótipos de gênero, do racismo e a discriminação homofóbica.
Participantes : A turma estadual terá 60 participantes com representação dos Núcleos Sindicais.
Etapas
Etapa I - 5 de abril e 8 de maio
Etapa II - 9 e 10 de julho
Etapa III - 22 e 23 outubro
Carga horária: 56 horas presenciais e 24h não presenciais (grupos de estudos nos Núcleos Sindicais) = Total 70h
Certificação : UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Requisitos básicos para participação: Ser sindicalizada/o e estar em dia com a contribuição sindical na APP-Sindicato e/ou no sindicato que representa.
Informações e inscrições: Nos Núcleos Sindicais da APP e/ou na Secretaria Estadual de Formação pelo telefone (41) 3026-9822 e e-mail formacao@app.com.br
Fonte: APP - Sindicato, 15/03/2010.