PR: Magistério fará ato durante Expo Educação nesta terça
Nesta terça-feira (31), as trabalhadoras e trabalhadores da educação realizam um ato na Expo Educação, no Parque Barigüi. O ato dá início à mobilização das professoras e professores da rede em defesa da carreira no segundo semestre de 2018.A concentração do ato começa às 8h. No mesmo dia, período da tarde, a partir das 13h, as professoras também marcam presença. No dia 1...
Publicado: 31 Julho, 2018 - 10h17
Escrito por: CNTE

Nesta terça-feira (31), as trabalhadoras e trabalhadores da educação realizam um ato na Expo Educação, no Parque Barigüi. O ato dá início à mobilização das professoras e professores da rede em defesa da carreira no segundo semestre de 2018.
A concentração do ato começa às 8h. No mesmo dia, período da tarde, a partir das 13h, as professoras também marcam presença. No dia 1º, a mobilização continua, nos mesmos horários, no Parque Barigüi.
Os servidores municipais de Curitiba estão há dois anos com os salários congelados. Os aumentos das alíquotas do plano de saúde e da previdência na prática significaram a diminuição da remuneração dos trabalhadores do município. Para além disso, a administração municipal tem promovido o desmonte dos serviços públicos, as contratações são insuficientes e a estrutura dos equipamentos da Prefeitura é precária.
Carreira
A aprovação do pacotaço, em 26 de junho de 2017, suspendeu os planos de carreira dos servidores do município e alterou a data-base da categoria de março para outubro. No ano passado, o reajuste foi de 0%.
Desde então, a gestão Greca já iniciou discussões sobre possíveis mudanças no plano de carreira do magistério, sem a presença do Sindicato ou dos professores. A postura indica que, se a carreira for descongelada, haverá retirada de direitos conquistados pelos trabalhadores da educação.
Nesse segundo semestre, a Câmara Municipal votará o orçamento de 2019. A reivindicação dos professores da rede é que o plano de carreira seja descongelado na íntegra, sem perdas!
(Sismmac, 31/07/2018)