MENU

Presidente da CNTE se encontra com bancada do PSOL na Câmara para falar de paz na escola

“Café com Lutas” teve participação de Guilherme Boulos (SP) e outros quatro deputados

Publicado: 01 Junho, 2023 - 20h41

Escrito por: CNTE

notice

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, se reuniu nesta quinta-feira (1) com lideranças do PSOL na Câmara para falar sobre paz nas escolas. 

Estiveram presentes os deputados federais Guilherme Boulos (SP),  Chico Alencar (RJ),  Glauber Braga (RJ), Luciene Cavalcante (SP) e Fernanda Melchionna (RS), além de convidados de outras organizações sociais. 

O encontro integra as atividades do “Café com Lutas” em que parlamentares do PSOL ouvem diferentes representantes da sociedade periodicamente. 

“O ponto forte do Café com Lutas é essa interlocução com os movimentos, afinal, o Congresso Nacional não é o umbigo do mundo. O tema da Paz nas Escolas é chave. Não podemos deixá-lo esfriar, e ficar ao sabor do noticiário ou de novos episódios violentos. Precisamos ouvir para construir iniciativas amplas”, disse Boulos.

Os debatedores ressaltaram a necessidade de implementar uma política pública mais constante para prevenir novos ataques nas escolas, evitando ações imediatistas. 

Para Heleno, a formação dos profissionais da educação é um fator altamente relevante para gerar melhor convivência entre os trabalhadores e aumentar a paz. “A capacitação tem que começar com o porteiro da escola. A maior parte dos professores é formada em faculdades privadas, com cursos à distância: assim, não conhecem o chão da escola”, disse, lembrando que a realização de concursos públicos para a contratação de professores, determinada pela Constituição Federal, é descumprida. 

“Avançam, assim, os contratos temporários. Nas portarias, estão sendo contratados seguranças privados, militares aposentados etc. Tudo está sendo privatizado, até as merendeiras. Não há investimento nos temporários; os efetivos estão sobrecarregados. Enfrentar esses temas pode ajudar bastante na redução da violência”, concluiu Heleno.

Esta foi a primeira edição do Café com Lutas em 2023. Além da CNTE, participaram representantes das seguintes instituições: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Conselho Federal de Psicologia, Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Instituto de Estudos Socioeconômicos, Instituto Alana, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino .