[PB] Professor paraibano vence concurso Juventude que Muda a Educação Pública
Publicado: 10 Janeiro, 2025 - 13h00 | Última modificação: 10 Janeiro, 2025 - 13h10
Escrito por: Redação Sintep-PB

O professor da rede estadual da Paraíba, Iago José Lima de Melo que leciona a disciplina de artes, na escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Pedro Anísio, do Bairro de Mandacaru, em João Pessoa ficou entre os cinco vencedores das regiões do País, no
concurso Juventude que Muda a Educação Pública, promovido pela CNTE. O resultado foi anunciado na última segunda-feira(6) pela comissão do Concurso que serão apresentados no Encontro Pré-Congressual da Juventude da CNTE, nesse ano de 2025. Da Região Nordeste foram inscritos 15 projetos, sendo 4 da Paraíba.
O projeto Laboratório Experimental da Negritude: potencializando uma educação artístico-cultural e antirracista para o êxito escolar, do professor Iago Melo foi o vencedor da Região Nordeste, está entre um dos trabalhos mais bem avaliados e que mais se
destacaram nos critérios estabelecidos para o Concurso: respeito aos Direitos Humanos, elaboração autoral, vinculação à pedagogia Freireana, impacto social, fortalecimento da democracia e da cidadania, tempo de execução e número de beneficiados.
Laboratório Experimental da Negritude: potencializando uma educação artístico-cultural e antirracista para o êxito escolar, idealizado pelo Professor Iago Melo, foi o projeto vencedor da Região Nordeste, que já vem sendo desenvolvido na escola e terá continuidade nos próximos anos. Para o professor, trata-se de seu primeiro prêmio a nível nacional e seu sentimento é de realização.
“Me sinto muito agradecido também por ter sido o vencedor da região Nordeste, porque eu considero um prêmio muito importante por um projeto do Laboratório Experimental da Negritude, que tem muita força, e terá continuidade nos próximos anos. o sentimento é de gratidão, é de realização também, por ter conseguido concluir e por ter conseguido também chegar em tanta gente, em tantas pessoas da comunidade escolar. porque não foi um projeto desenvolvido apenas para os alunos foi um projeto que perpassou pela direção perpassou pela coordenação pedagógica perpassou pelos professores e pelos funcionários também.
O projeto- Foi inspirado no Teatro Experimental do Negro, que foi fundado em 1944 por Abdias de Nascimento, que tinha como objetivo combater o racismo e promover a valorização da cultura e identidade negra no Brasil também. Foi a maior referência para
criar esse laboratório, pois é um tema importante que é preciso viver cotidianamente, não só no ambiente escolar, mas também fora dele. O laboratório experimental da negritude originou o espetáculo Redoma, que com tema antirracista e foi encenado em João Pessoa, no Teatro Ednaldo do Egito, no ano passado.
O autor- Iago Melo é mestre em teatro pela Universidade de Évora -Portugal. Licenciado em Teatro pela Universidade de Pernambuco. É especialista em artes e tecnologias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Com esse mesmo projeto, o professor já ganhou outros prêmios a nível estadual como Mestre da Educação na edição 2024. Para o diretor da Secretaria da Juventude, Hígor Lins, “ficamos muito felizes com essa vitória, essa premiação ter vindo para a Paraíba. Afinal, esse concurso se iniciou ano passado, o Sintep fez uma ampla divulgação nas suas redes sociais, através de seus diretores regionais e dos próprios diretores da executiva, e conseguimos ser o estado ao lado do Rio Grande do Norte, no Nordeste, com 04 projetos inscritos.
Higor destaca que essa premiação vir para Paraíba, em um projeto que aborda a questão da negritude, a diversidade também, é muito gratificante a gente ver que a escola vai tomando significados muito importantes e a juventude tem que ser protagonista dentro da escola, não só através dos alunos, mas através dos seus profissionais também. Então essa secretaria que a gente comanda hoje, a Secretaria de Juventude, ela tem sido conduzida muito no ouvido atento às questões dos profissionais jovens dentro das escolas, que sabemos que não é fácil ser um professor jovem ou um profissional da educa jovem dentro da escola. E a esses projetos que inovam que trazem perspectivas diferentes para dentro da escola merecem todo o apoio.
O SINTEP-PB parabeniza o professor Iago pela vitória mas também os demais professores paraibanos que se inscreveram dentro desse concurso e que irá cisitar todos os que se inscreveram para conhecer melhor esses projetos e de alguma forma dar mais visibilidade a essa inovação que vem ocorrendo na educação paraibana a partir de uma juventude de luta uma juventude que tem consciência dos seus direitos, mas também da sua necessidade de inovar dentro da educação, desde que haja um suporte. E esse suporte muitas vezes vem do sindicato, para garantir que os professores possam estar desenvolvendo cada vez mais os seus projetos, sem serem afetados pelas diversas problemáticas que muitas vezes a educação pública nos impõe a partir de problemas que a gente sabe que tem.
O concurso- que está em sua segunda edição, tem como objetivo promover e reconhecer cinco ações emancipadoras, uma de cada região do Brasil, realizadas por trabalhadores jovens das escolas municipais ou estaduais, com idade entre 18 e 35 anos.
As inscrições para essa edição do concurso Juventude que Muda a Educação Pública da CNTE aconteceram o ano passado entre os meses de setembro a dezembro,trabalhadores/as da educação de escolas públicas de todo o Brasil, com idade até 35 anos. Foram inscritos inúmeros todo País foram inscritos no sentido de contribuir com a melhoria do ensino e promover impacto social relevante nas comunidades.