Projeto prevê vagas para professores em universidades
Uma boa notícia para os educadores é que a Comissão de Educação do Senado aprovou, na última terça-feira, um projeto de lei que pretende garantir vagas nas universidades federais a professores de educação básica da rede pública de ensino, sem a necessidade de exame vestibular.
Publicado: 28 Outubro, 2009 - 13h26
Escrito por: CNTE
A matéria, apreciada em caráter terminativo, ainda deve passar pela Câmara dos Deputados. E se for aprovada pelos parlamentares, será encaminhada para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Elaborado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o projeto estipula uma parcela de 20% das vagas para professores em cada universidade. Se o número de educadores for superior à cota, cada instituição de ensino poderá adotar critérios de seleção das vagas.
Terão direito a pleitear o acesso por processo diferenciado professores concursados das redes municipais, estaduais e federal, que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não possuam ainda diploma de graduação.
Terão prioridade, ainda de acordo com a proposta, os professores que optarem por cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa.
Segundo o autor do projeto, atualmente há um déficit da ordem de 400 mil profissionais para o ensino das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Na educação básica, há pelo menos 30% de docentes sem formação adequada para os padrões aceitos.
Para a presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores), Maria Isabel Azevedo Noronha, caso seja sancionado, o projeto irá atender a uma parcela significativa de professores que ainda não têm diploma de Ensino Superior.
"Acho louvável a iniciativa do Senado, já que temos mais de 300 mil professores lecionando sem a licenciatura exigida ou sem formação superior". Segundo a sindicalista, o Plano Nacional de Professores já forma professores, mas não consegue atender toda a demanda, porque precisa de parceiras. "E o projeto poderá resolver um problema estrutural de formação de professores".
Fonte: Jornal A Tribuna de Santos, 28/10/2009