RR: XI Congresso dos Trabalhadores em Educação reúne mais de 1200 pessoas
Teve início na noite desta quarta-feira, 11 de maio, o XI Congresso de Trabalhadores em Educação de Roraima, realizado pelo SINTER. O evento contou com maciço comparecimento do público que lotou o auditório do Norte Shopping Hotel. As discussões em torno da elaboração de um Plano Estadual de Educação continuam até o próximo sábado, 14. Mais de 1.200 pessoas se inscreveram pa...
Publicado: 12 Maio, 2011 - 13h48
Escrito por: CNTE
Teve início na noite desta quarta-feira, 11 de maio, o XI Congresso de Trabalhadores em Educação de Roraima, realizado pelo SINTER. O evento contou com maciço comparecimento do público que lotou o auditório do Norte Shopping Hotel. As discussões em torno da elaboração de um Plano Estadual de Educação continuam até o próximo sábado, 14. Mais de 1.200 pessoas se inscreveram para o evento.
Foi uma noite agradável e memorável em que iniciaram-se as discussões acerca da educação e da construção de um Plano Estadual de Educação.
Os trabalhos da primeira noite começaram com a composição da mesa, da qual fizeram parte representantes de diversas entidades sindicais.
Representando a SESDUF-RR, Marco Braga falou da preocupação com a aprovação do Plano Nacional de Educação que tramita no Congresso Nacional e da recente aprovação do aumento da carga horária do ensino médio para 960 horas.
A representante da CUT/RR, Rosa Barroso, a Rosinha da CUT,agradeceu por cada professor presente, e que os mesmo são pilares da sociedade, e como tal, possuem a obrigação de denunciar a corrupção que tomou o Estado.
José Celestino, o Tino, representante da CUT nacional questionou a ausência da garantia da valorização profissional.
O representante da CNTE, Gilmar Soares, disse que a educação no Brasil é discutida aos centavos, e que se toleram planos solidários de alfabetização, mas não o piso nacional ou a profissionalização dos técnicos em educação.
Ornildo de Souza, diretor geral adjunto, pontuou seu discurso de abertura no momento de alteração dos rumos da educação em nosso Estado.
Josinaldo Bezerra, presidente do SINTER, conclamou os presentes, partícipes de uma mesma realidade educacional, à união. Pediu que evitassem o isolamento das salas de aula, ou as disputas internas, em prol da melhoria geral dessa realidade.
E em seguida, a atração principal da abertura do Congresso, professor Celso Antunes iniciou sua palestra. Criticou o Plano Nacional de Educação por possuir metas distantes da realidade. E, para inspirar os educadores roraimenses,fez menção as escolas que são ilhas de excelência por todo o Brasil.Disse que tais escolas estão nos mais variados lugares, mas todas têm cinco coisas em comum:
Gestão, com capacidade de gerencia, estímulo a partilha de conhecimento entre todos e o cuidado com os professores, os alunos e o patrimônio da escola;
Professores, capazes de instigar a construção do saber, aptos a receber criticas na busca por serem melhores profissionais, não respondendo nunca as perguntas de seus alunos, mas instigando-os a encontrar as respostas.Profissionais capazes de não dar as mesmas aula por vinte anos, nem aplicar as mesmas provas, pois são plantadores de amanhãs e dessa forma, precisam de continua atualização, pois o futuro perpassa nas suas mãos;
Técnicos educacionais, em que disse que todos que trabalham na escola precisam ser preparados para serem educadores e questionou quanto de capital é necessário para tornar um funcionário um educador.Disse que na falta de recursos, devemos usar nossa paixão,nossa luminosidade, pois nada justifica a omissão, e que lugar melhor para tal treinamento que não uma escola, repleta de professores;
Envolvimento familiar, que precisa ser ensinado aos pais. Ensinar aos pais a crer na importância e no valor dos profissionais da escola;
Avaliação, que não deve ser feita de material frio, isolado,preocupada apenas em aferir resultados mas que procure por progressos, pois os seres humanos são incomparáveis, e uma nota sete pode ter infinitos valores;
E disse muito mais; falou que a força se institui numa sala de aula. Que o sentimento de respeito pela figura de um professor deve ser construído, pois ele é um dos responsáveis pelos alunos se apresentarem com dignidade e honra. Falou do quanto significa a palavra de um professor, não aquela que diz dos conteúdos, mas a que educa, sugere, acolhe e promove a mudança. E terminou sua falação com uma pergunta: Quanto vale um professor? Se seu valor seria quantificado apenas na questão do valor profissional, e encerrou pedindo que não nos isolássemos em sala de aula, mas que buscássemos e nos agregássemos nos mecanismos que nos unem.
Mas disse isso através de histórias, com uma delicadeza e grandiloqüência que ultrapassam as folhas de papel. Apenas aqueles que efetivamente se fizeram presentes podem realmente contabilizar a enorme diferença que as palavras de Celso Antunes podem fazer a um coração de um educador, seja ele técnico ou professor.
Nota
A diretoria do SINTER pede suas mais profundas e sinceras desculpas a todo aquele profissional, que sindicalizado ou não, buscou participar do XI Congresso de Trabalhadores em Educação. Tivemos que fazer uma dura escolha, entre atender a todos em qualquer lugar, e atendê-los em um espaço adequado, confortável e a altura de profissionais de educação. Infelizmente, Roraima não dispõe de um centro de convenções com capacidade para mais de duas mil pessoas, e nós então buscamos o de maior capacidade disponível. Mas nos comprometemos a fazer a divulgação das discussões deste Congresso, aqui no site, e de todas as formas que conseguirmos, pois a melhoria da educação é a meta de todos nós.
Fonte: SINTER, 12/05/11
Foi uma noite agradável e memorável em que iniciaram-se as discussões acerca da educação e da construção de um Plano Estadual de Educação.
Os trabalhos da primeira noite começaram com a composição da mesa, da qual fizeram parte representantes de diversas entidades sindicais.
Representando a SESDUF-RR, Marco Braga falou da preocupação com a aprovação do Plano Nacional de Educação que tramita no Congresso Nacional e da recente aprovação do aumento da carga horária do ensino médio para 960 horas.
A representante da CUT/RR, Rosa Barroso, a Rosinha da CUT,agradeceu por cada professor presente, e que os mesmo são pilares da sociedade, e como tal, possuem a obrigação de denunciar a corrupção que tomou o Estado.
José Celestino, o Tino, representante da CUT nacional questionou a ausência da garantia da valorização profissional.
O representante da CNTE, Gilmar Soares, disse que a educação no Brasil é discutida aos centavos, e que se toleram planos solidários de alfabetização, mas não o piso nacional ou a profissionalização dos técnicos em educação.
Ornildo de Souza, diretor geral adjunto, pontuou seu discurso de abertura no momento de alteração dos rumos da educação em nosso Estado.
Josinaldo Bezerra, presidente do SINTER, conclamou os presentes, partícipes de uma mesma realidade educacional, à união. Pediu que evitassem o isolamento das salas de aula, ou as disputas internas, em prol da melhoria geral dessa realidade.
E em seguida, a atração principal da abertura do Congresso, professor Celso Antunes iniciou sua palestra. Criticou o Plano Nacional de Educação por possuir metas distantes da realidade. E, para inspirar os educadores roraimenses,fez menção as escolas que são ilhas de excelência por todo o Brasil.Disse que tais escolas estão nos mais variados lugares, mas todas têm cinco coisas em comum:
Gestão, com capacidade de gerencia, estímulo a partilha de conhecimento entre todos e o cuidado com os professores, os alunos e o patrimônio da escola;
Professores, capazes de instigar a construção do saber, aptos a receber criticas na busca por serem melhores profissionais, não respondendo nunca as perguntas de seus alunos, mas instigando-os a encontrar as respostas.Profissionais capazes de não dar as mesmas aula por vinte anos, nem aplicar as mesmas provas, pois são plantadores de amanhãs e dessa forma, precisam de continua atualização, pois o futuro perpassa nas suas mãos;
Técnicos educacionais, em que disse que todos que trabalham na escola precisam ser preparados para serem educadores e questionou quanto de capital é necessário para tornar um funcionário um educador.Disse que na falta de recursos, devemos usar nossa paixão,nossa luminosidade, pois nada justifica a omissão, e que lugar melhor para tal treinamento que não uma escola, repleta de professores;
Envolvimento familiar, que precisa ser ensinado aos pais. Ensinar aos pais a crer na importância e no valor dos profissionais da escola;
Avaliação, que não deve ser feita de material frio, isolado,preocupada apenas em aferir resultados mas que procure por progressos, pois os seres humanos são incomparáveis, e uma nota sete pode ter infinitos valores;
E disse muito mais; falou que a força se institui numa sala de aula. Que o sentimento de respeito pela figura de um professor deve ser construído, pois ele é um dos responsáveis pelos alunos se apresentarem com dignidade e honra. Falou do quanto significa a palavra de um professor, não aquela que diz dos conteúdos, mas a que educa, sugere, acolhe e promove a mudança. E terminou sua falação com uma pergunta: Quanto vale um professor? Se seu valor seria quantificado apenas na questão do valor profissional, e encerrou pedindo que não nos isolássemos em sala de aula, mas que buscássemos e nos agregássemos nos mecanismos que nos unem.
Mas disse isso através de histórias, com uma delicadeza e grandiloqüência que ultrapassam as folhas de papel. Apenas aqueles que efetivamente se fizeram presentes podem realmente contabilizar a enorme diferença que as palavras de Celso Antunes podem fazer a um coração de um educador, seja ele técnico ou professor.
Nota
A diretoria do SINTER pede suas mais profundas e sinceras desculpas a todo aquele profissional, que sindicalizado ou não, buscou participar do XI Congresso de Trabalhadores em Educação. Tivemos que fazer uma dura escolha, entre atender a todos em qualquer lugar, e atendê-los em um espaço adequado, confortável e a altura de profissionais de educação. Infelizmente, Roraima não dispõe de um centro de convenções com capacidade para mais de duas mil pessoas, e nós então buscamos o de maior capacidade disponível. Mas nos comprometemos a fazer a divulgação das discussões deste Congresso, aqui no site, e de todas as formas que conseguirmos, pois a melhoria da educação é a meta de todos nós.
Fonte: SINTER, 12/05/11